pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Claudia Dutra: Qual o futuro é melhor para o marqueteiro Patinhas após dirigir a cena da sua vida?
Powered By Blogger

domingo, 14 de maio de 2017

Claudia Dutra: Qual o futuro é melhor para o marqueteiro Patinhas após dirigir a cena da sua vida?


13 de maio de 2017 às 20h34
 Qual futuro é melhor para o Patinhas?
por Claudia Pereira Dutra*
Encarei ler o enfadonho livro do perfil João Santana – um marqueteiro no poder“, pois as artimanhas da “lava a jato” com o badalado casal delator João e Mônica são um teste à inteligência ou convite à ignorância.
E mais, a vontade de impor “verdade” dos atores jurídicos e midiáticos dessa operação são revoltantes.
O marqueteiro delator é um mestre na arte, segundo raciocínio dele próprio, de criar mais que a emoção, o sentimento.
Eis que agora o negócio do Patinhas (apelido juvenil do delator) é criar o sentimento de que Lula e Dilma são criminosos para o casal sair da prisão e usar tornozeleira em sua mansão.
O agressivo marqueteiro está dirigindo a cena da sua vida e o que está em jogo não é o país e, sim, seus milhões.
O livro mostra um jornalista que já ralou e foi compositor antes das redações de O GloboVeja e IstoÉ, até virar o cara endinheirado, de requinte e luxo, como ele diz, alguém que não é mais visita em Nova Iorque e Paris.
Tem em sua casa de oito quartos em Interlagos/Salvador, uma biblioteca de seis mil obras, mas bancou seu próprio livro tido como um compêndio de sacanagem onde descreve 14 tipos de vaginas, “xotas” de todo tipo.
Mas, sua vida e obra importa?
Contextualiza o fato de que temos, de um lado um homem que não enriqueceu na política, um líder que defende como um patrimônio sua história e sua honra e, de outro lado, seus delatores, que defendem sua pele e seu patrimônio e nada mais.
A vida e obra dessas pessoas são vinhos, lorotas e xoxotas e a mentalidade desprezível e preconceituosaque insiste ofender aos pobres. Isso faz diferença, sim!
Em sua primeira entrevista para o livro João Santana chegou no restaurante Rubayat e disparou “tanta coisa… e você se preocupando com um ‘merda’ com eu”?
Eu concordei, mas segui lendo.
Diz que quando divulgaram que era milionário e que possuía uns US$ 50 milhões ele falou: “como que você me reduz a 10% do que eu valho?”.
Para mim ele não vale nada, mas para Moro, quem se guia pelo utilitarismo é sempre um/a possível delator/a.
Mas, pior é ver a opinião pública medíocre ser cúmplice disso, aquela parte capaz de se deslumbrar com o ser mais cretino que possa existir e se valer de injúrias contra o ex-presidente que, como todos já sabem, não é dono sequer de apartamento em Guarujá.
Claudia Pereira Dutra é professora, ativista de direitos humanos.
(Publicado originalmente no site Viomundo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário