pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: André Janones(Avante) é mais um pré-candidato da terceira via.
Powered By Blogger

sábado, 29 de janeiro de 2022

Editorial: André Janones(Avante) é mais um pré-candidato da terceira via.



Hoje, no Recife, mais precisamente no Mar Hotel, em Boa Viagem, o partido Avante lançou o nome do Deputado Federal por Minas, André Janones, como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Janone é mais um candidato que se situa no escopo da terceira via, prometendo quebrar a polarização entre os canditados do PT e do PSL, que lideram a corrida sucessória para ocupar o Palácio do Planalto. Mesmo ainda muito distante das eleições de outubro, a cada nova pesquisa de intenção de voto, surgem mais incertezas do que convicções em relação à viabilidade dessa terceira via. Há eleitores, mas não há candidato. 

Ou existem tantos candidatos que o eleitor permanece confuso em relação ao seu voto. A rigor, dentre essa penca de pré-candidatos, nenhum deles, até o momento, conseguiu empolgar esse eleitorado que não se sentiria à vontade em votar em Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP) ou Jair Bolsonaro(PL). O ex-juiz da Lava Jato, Sérgio Moro(Podemos), em razão do capital político acumulado no combate à corrupção, apresentava-se como uma alternativa forte a consolidar-se como opção, na medida em que poderia criar uma contraposição ao candidato petista e reunir o rebanho de eleitores insatisfeitos com o bolsonarismo. 

Até o momento, por alguma razão, ele demonstra não estar conseguindo nem uma coisa nem outra. Ora pelos altos índices de rejeição; ora pelas dificuldades encontradas pela ausência de estrutura partidária; ora em razão do desgaste provocado pelos petardos atirados pelos adversários,como a novela dos proventos recebidos como consultor privado de empresa americana, depois que largou a toga. Já prometemos que não voltaríamos a tratar deste assunto por aqui, mas não deixa de ser curioso alguém conseguir um salário de 10 mil reais por dia. Não se trata de nenhuma implicância - pelo menos da parte deste editor - mas ele continua tendo que dar explicações, o que não se constitui nada razoável para um pré-candidato. 

Outra pré-candidata que estava um pouco esquecida,mas voltou à ribalta foi a senadora Simone Tebet(MDB-MS), depois que o senador Tasso Jereissati(PSDB-CE) concluiu que ela seria a candidata ideal para quebrar essa polarização. Este editor não esconde a admiração pela senadora,mas é sabido que parte de sua legenda deve mesmo vincular-se à candidatura do petista Luiz Inácio Lula da Silva(PT-SP). A velha guarda da mangueira emedebista sequer prestigiou o lançamento de sua candidatura. André Janones é jovem, fez um discurso bastante inspirador, acenando para aqueles brasileiros e brasileiras que não têm voz. Este editor ficou surpreso com a cobertura do Jornal Nacional, da Rede Globo, que abriu um bom espaço de tempo ao evento de lançamento de sua pré-candidatura.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário