pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Danilo Cabral. Será que é ele?
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Tijolinho: Danilo Cabral. Será que é ele?

 


Quando o ex-governador Eduardo Campos era vivo, sua liderança era inconteste em relação aos socialistas locais. Quando ele batia o martelo em relação a determinadas questões, o martelo estava batido. Aos poucos, na quadra política pernambucana, tal liderança foi se ampliando, tornando-se hegemônica, criando uma espécie de eduardismo. O PT, que teria a oportunidade de criar uma alternativa política no Estado, optou por seguir sua liderança e orientações, tornando-se refém de suas decisões. 

Hoje, o partido continua a reboque dos socialistas no Estado, ora por não reunir as condições efetivas de se contrapor - condições perdida por decisões políticas no passado - ora em razão dos acordos celebrados entre os dois partidos no plano nacional. Curiosamente, o distanciamento entre as duas legendas estava sendo criado pelo próprio Eduardo Campos, antes de morrer de forma trágica, em razão do seu projeto presidencial. O noticiário político local informa que o Deputado Federal Danilo Cabral seria o ungido pelo PSB para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2022. Há, ainda, muitas controvérsias em torno do assunto, uma vez que Danilo Cabral ainda não seria unanimidade no contexto da família Campos,herdeira política do espólio do ex-governador. 

Pelos acordos na Frente Popular, caberia ao PT a indicação do nome que deverá disputar a vaga de senador da República. Neste caso, competeria ao morubixaba petista local, o senador Humberto Costa, a indicação de tal nome, que poderá racair sobre o Deputado Federal Carlos Vera, um fiel escudeiro de longas datas. Um jornalista especulou sobre a possibilidade da indicação da Deputada Federal Marília Arraes, que, de fato, possui maior densidade eleitoral, mas é pouco provável que ela consiga transpor os obstáculos da burocracia interna do PT, assim como aparar as arestas no contexto da Frente Popular, uma frente ampla, com partidos, inclusive, afinados ao bolsonarismo.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário