pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: Uma CPI contra Sérgio Moro?
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Editorial: Uma CPI contra Sérgio Moro?

 


A candidatura presidencial do ex-juiz da LavaJato, Sérgio Moro(Podemos), é uma dessas candidaturas capazes de produzir alguns "estragos", conforme informamos em editorial por aqui. Trata-se de uma cria dissidente do bolsonarismo; já colocou na cadeia o principal concorrente ao pleito de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; e, de quebra, ainda desponta como um dos postulantes mais competitivos da chamada terceira via, criando arestas com uma penca de candidatos, principalmente o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes(PDT-CE), que o desafia para  debates constantemente. 

Aparece com dois dígitos nas principais pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento, mas não passa disso, por enquanto, não ameaçando ninguém,exceto, talvez, o candidato Ciro Gomes, que liderava o terceiro lugar na disputa até então. O Podemos, que encampa a sua candidatura, não tem capilaridade política nacional, o que dificulta os acordos nos Estados. Há quem especule que ele até pretende mudar de partido antes do fim da janela partidária, criando as condições para tornar-se mais competitivo. Mesmo diante de tantas dificuldades, o Podemos assegura que possui pesquisas internas que apontam para um provável crecimento de sua candidatura, embora o mote do "combate à corrupção" esteja sendo substituído pelos graves problemas econômicos que o país enfrenta, problema para o qual ele não tem muita coisa a dizer. 

Portanto, não se constitui necessariamente uma surpresa que, agora, forças políticas antagônicas tenham se unido num projeto em comum: Apoiar uma CPI contra o ex-juiz, em razão de sua atuação na iniciativa privada, depois que deixou a toga e a condição de ministro da Justiça e Segurança Pública do Governo Jair Bolsonaro(PL). Há várias especulações em torno deste assunto, apontando possíveis irregularidade - algo que pecisa ser devidamente esclarecido, mas daí a propor uma CPI vai um certo exagero que, esbarra, incluive, em algumas interdições jurídicas. 

Pela união de forças que se conjugam em favor de tal CPI, ela seria, certamente, aprovada. Por motivações confessáveis, PT, a base bolsonatista e o Centrão estão unidos em torno deste assunto, cuja viabilidade jurídica, coforme informamos, mostra-se precária. Por enquando, o ex-ministro mantém sua rotina de pré-candidato, percorrendo o país, em busca de votos e apoios que possam consolidar o seu projeto político. Prospecta a base bolsonarista insatisfeita, pisando em ovos, para não ficar parecendo assim tão anti-bolsonarista, o que a afungentaria.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário