pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro.
Powered By Blogger

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Editorial: Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Jair Bolsonaro.



Se os petistas ainda comemoram os números do Instituto IPEC, divulgados até recentemente, hoje é o dia dos bolsonaristas comemorarem os números do Instituto Paraná Pesquisas, onde o presidente Jair Bolsonaro aparece empatado tecnicamente com o petista. Tudo indica que teremos uma competição acirrada no primeiro turno e um segundo turno que promete. Promete, inclusive, algumas dores de cabeça para a campanha de Lula, que desejava liquidar a fatura ainda no primeiro turno, sobretudo em razão do clima de animosidades institucionais que o país enfrenta. Em tais circunstâncias, as margens de manobra do adversário ficariam reduzidas. Mas, pelo andar da carruagem política, tudo indica que teremos mesmo uma eleição definida em dois turnos. 

Pelas redes sociais, percebemos os enormes desconfortos provocados, em ambos os lados, pelos números dos Institutos IPEC e do Paraná Pesquisas. Como estamos lidando com torcidas organizadas, há até quem assegure que o IPEC é petista, enquanto o Paraná Pesquisas está a serviço da candidatura do presidente Jair Bolsonaro. Não alimentamos essas especulações, embora a diferença seja mesmo bastante significativa. A rigor, não haveria mesmo como o candidato Jair Bolsonaro deixar de colher, em algum momento, os resultados concretos de um conjunto de ações que se  inserem numa estratégia de campanha de quem tem a caneta e o apoio de nichos eleitorais importantes importantes e influentes junto à opinião pública.

Parto sempre do pressuposto de que, seja qual for o resultado das urnas em outubro, teremos um grande teste institucional pela frente. Até recentemente, um grande jornal divulgou uma matéria informando que os militares poderiam fazer um acompanhamento, paralelo ao TSE, da apuração do pleito, o que seria um contrasenso. A notícia foi logo desmentida pelo TSE, que negou essa possibilidade. Seria uma barriga do jornal, embora se saiba a credibilidade daquele órgão de imprensa, que, possivelmente, costuma checar as informações que divulga. Os rumores de sabres tem nos acompanhado já faz algum tempo. O Paraná Pesquisas saiu a campo no período de 08 a 12 de setembro, ouviu 2.020 eleitores, com magem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no TSE\BR:05388\2022. 

Luiz Inácio Lula da Silva               39,6%

Jair Bolsonaro                          36,5%

Ciro Gomes                               7,4%

Simone Tebet                             4,7%     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário