Agora à noite o IPEC anunciou sua pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República, tranzendo notícias bastante alvissareiras para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva(PT), que, segundo o Instituto, reúne condições de vencer as eleições ainda no primeiro turno. O PT sabe que estamos travando uma batalha campal. Liquidar essa fatura, de um golpe certeiro (ops!) torna-se estratégicamente importante, pois diminuem as margens de manobras do adversário, que nos colocou num ambiente institucinal turvo, ora com questionamento da lisura do processo eleitoral, ora fazendo referências a um "enquadramento" do "outro poder", algo que não soa muito bem aos ouvidos de cidadãos e cidadãs sensíveis à democracia. Sugere-se que teremos encrenca pela frente, independentemente do resultado do pleito.
Agora, neste reta final de campanha - mesmo diante dos pronunciamentos do candidato Ciro Gomes(PDT), que afirma estar sendo vítima de uma armação urdida pelo PT - o fato concreto é que o staff de campanha do petista mobilizou seus apoiadores influentes para pregaram o voto útil, como única alternativa de enfrentamento ao bolsonarismo. Pelo andar da carruagem política, a estratégia vem dando certo, com a vantagem de Lula ainda tecer elogios ao candidato, nas entrevistas concedidas, ao tratar do assunto. É uma estratégia terceirizada.
E, por falar em Lula, ele confirma sua presença no debate da Rede Globo, que será exibido no dia 29\09. Na pesquisa do IPEC, Lula crava 48%, enquanto Jair Bolsonaro permanece com 31% das intenções de voto. Neste momento, o staff de campanha de Bolsonaro aposta todas as suas fichas num desgaste massivo ou num eventual tropeço gigantesco de Lula, fatos que podem conduzir a definição das eleições para um segundo turno. Tropeços acontecem, mesmo os candidatos pisando em ovos nessa etapa da campanha. Até recentemente, durante uma entrevista, o candidato Tarcísio de Freitas, que concorre ao Governo do Estado de São Paulo, esqueceu o nome do colégio onde irá votar no dia 02 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário