pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Qual o feminismo de Simone Tebet?
Powered By Blogger

domingo, 25 de setembro de 2022

Editorial: Qual o feminismo de Simone Tebet?


Ao longo dos anos, sobretudo nesses tempos confusos que estamos enfrentando, somos submetidos a todos os tipos de contradições: Pobres de direita, negros racistas, evangélicos fascistas, gays identificados com candidatos de plataformas conservadoreas, entre outras. Não seria de surpreender se encontrássemos grupos feministas contrários ao aborto. Há um texto bastante, interessante num dos livros mais importantes do sociólogo do multicuralismo, Stuart Hall, Da Diáspora, onde ele analisa a nomeação de um juiz negro para a Suprema Corte dos Estados Unidos. 

A nomeação foi feita pelo presidente George W. Bush, a partir de um cálculo político complexo, que mereceu a atenção do estudioso de origem jamaicana, negro, que conseguiu a proeza de se afirmar no circuito fechado da academia britânica, como um dos expoentes dos estudos culturais. A análise é precisa e, sempre que nos deparamos com esses assuntos controversos, o tomamos como exemplo para discutirmos com nossos alunos. Só mesmo lendo o texto para entender os diferentes aspectos abordados na análise do sociólogo, indicando como a sua identificação identitária poderia repercutir positiva ou negativamente junto à sociedade americana, principalmente entre grupos negros e feministas. 

Ao longo do texto, vão surgindo outros complicadores, como uma acusação de assédio sexual contra uma mulher negra, servidora, levando o autor a se perguntar, neste caso, qual seria a reação das feministas de classe média, brancas, urbanas. Assim como o movimento negro nunca foi, digamos, "unificado", existem "feminismo' e "feminismos", daí se entender porque as mulheres negras não se sentiram representadas em movimntos feministas, urbanos, de classe média, hegemonizados por mulheres brancas. O tema do aborto é, de fato, muito polêmico e, tanto Ciro Gomes(PDT) quanto a candidata Simone Tebet(MDB) não se sentiram muito seguros em se pronunciar sobre o assunto. Lula também já andou dando uma "escorregada' recente, ao se colocar sobre o tema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário