pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Governo Lula tem pressa em resolver problema das fraudes no INSS.
Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Editorial: Governo Lula tem pressa em resolver problema das fraudes no INSS.


Passado os festejos juninos, iniciamos uma quarta-feira com um elenco de notícias não muito agradáveis para nos nossos diletos leitores. Segundo matéria publicado pelo Portal UOL, na coluna do jornalista Josias de Souza, 858 estudantes milionários estariam inscritos num programa do Governo de Santa Catarina destinado a atender estudantes pobres em instituições privadas de ensino. Os dados foram levantados pelo TCE, evidenciando não apenas as fragilidades dos programas de cadastramento, mas a consciência "maneira" ou malandra de nossas elites. Historicamente, já existiam críticas ao fato de os filhos da elite estudarem nas escolas da casa grande em todo o círculo da educação básica e, logo em seguida, melhores preparados, ocuparem as vagas nos melhores cursos das instituições federais de ensino superior. O quadro mostrado acima, através da matéria do jornalista, é ainda mais grave. 

No andar de baixo, meu caro Roberto da DaMatta, a coisa não é muito diferente. Dados levantados através do cruzamento de informações entre o Ministério do Desenvolvimento e Segurança Alimentar e o IBGE, constatam que 1.400 pessoas casadas estão inseridas irregularmente no programa Bolsa Família. Ou seja, escondem os cônjuges para se habilitarem a receber os benefícios. A matéria tratando deste caso foi publicado pelo Portal Poder 360. Para atender à chamada deste editorial, o Governo Lula tem pressa em resolver o problema das fraudes do INSS, já estabelecendo um calendário para o pagamento dos aposentados e pensionistas lesados, possivelmente com recursos do tesouro, uma vez que não haveria condições de realizar o ressarcimento em tempo hábil, ou seja, até as eleições de 2026, através da cobrança às entidades que efetivaram os descontos irregulares nos contracheques dos velhinhos. 

Repercute hoje, igualmente, a acareação entre o tenente-coronel Mauro Cid e o general Braga Netto, ocorrida no dia de ontem, 24, nas dependências do STF. É curioso como, mesmo não sendo permitido o acesso ao público várias situações acabam chegando à imprensa, sabe-se lá em que circunstâncias. Não há dúvidas de que a nossa imprensa deve ter fontes bem informadas, plantadas em ambientes estratégicos. É por isso que se torna melhor abrir ao público para que se evitem as ilações daí decorrentes. No geral, entende-se que a delação do militar encontra-se bastante fragilizada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário