pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O julgamento de Jair Bolsonaro.
Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Editorial: O julgamento de Jair Bolsonaro.



Neste momento, a TV Justiça começa transmitir, ao vivo, os interrogatórios dos réus envolvidos na ação 2668, ou seja, os indiciados na tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito no país. A defesa do general Braga Netto entrou com um pedido de não transmissão do interrogatório, mas o pedido foi rejeitado pelo relator, o Ministro Alexandre de Moraes. O interrogatório começa com o tenente-coronel Mauro Cid, pelo fato de ele ter colaborado com as investigações. Os demais envolvidos, seguirão a ordem alfabética. No início, o Ministro relator informa como se segue o interrogatório, inclusive enfatizando o direito dos réus em se manterem em silêncio, respeitando-se o direito de não produzirem provas contra si. 

A expectativa maior, naturalmente, está relacionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Há muitas especulações em torno de como será o seu comportamento diante do interrogatório. Especulações ficam sempre no plano das especulações por aqui, antes de submetê-las ao crivo das checagens. O importante é que o interrogatório está sendo transmitido ao vivo, o que permite que os telespectadores possam tirar suas próprias conclusões. Durante o final de semana, o ex-presidente submeteu-se a uma espécie de plantão do ENEM, ou seja, trancou-se com seus advogados no Palácio dos Bandeirantes, onde se preparou para o depoimento. 

Apesar das circunstâncias adversas, o ex-presidente ainda alimenta suas expectativas em relação às eleições presidenciais de 2026. Continua com o seu eleitorado fiel, aparecendo bem nas pesquisas de intenção de voto e contando com o apoio de fiéis escudeiros, que outorgam ao capitão a total liberdade de conduzir ou coordenar o processo eleitoral no campo da centro-direita, ou seja, na hipótese de uma não reversão da inelegibilidade, caberá a ele a escolha do ungido, que poderá ser alguém do próprio clã familiar. Hoje, o mais provável seria o nome de Eduardo Bolsonaro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário