pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Paraná Pesquisas aponta que direita sai na frente na batalha pelo Senado Federal.
Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de junho de 2025

Editorial: Paraná Pesquisas aponta que direita sai na frente na batalha pelo Senado Federal.


No dia de ontem, 08, tivemos a oportunidade de ler uma matéria da revista Veja tratando das eleições para o Senado Federal, em 2026, onde enfatiza-se a relevância que esta eleição vem assumindo para o Governo e para a Oposição, uma relevância possivelmente maior do que mesmo a eleição presidencial. A matéria destaca os dois pronunciamentos recentes dos atores mais relevantes deste tabuleiro político, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro. Bolsonaro fez um apelo aos seus eleitores, durante sua passagem por Fortaleza, para que eles lhes dessem 50% da bancada de deputados e senadores. Com isso, ele acredita que pode mudar o Brasil. Lula, durante o encontro do PSB que conduziu o prefeito do Recife João Campos à Direção Nacional da legenda, diagnosticou, com precisão, o que a Oposição pretende se obtiver a maioria na Câmara e no Senado Federal, principalmente no Senado Federal, traduzido na perspectiva de fustigar o STF. 

O Governo sugere que será feito um mapeamento, clivando os postulantes nos estados que alcancem melhores condições na disputa, apoio a candidaturas da base aliada que reúnam melhores condições na disputa, entre outras coisas. Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa, citada pela revista, aponta uma folgada dianteira de candidatos do centro-direita na disputa. Romeu Zema em Minas Gerais; Derrite e Eduardo em São Paulo; Cláudio Castro no Rio; Michele e Ibaneis em Brasília; Ratinho Júnior no Paraná;  Eduardo Leite no Rio Grande do Sul. Pelo campo do centro-esquerda governista, apenas Humberto Costa em Pernambuco e Renato Casagrande no Espírito Santo aparecem com as candidaturas consolidadas e com chances de êxito.  

Numa manobra que tem tudo a ver com aquele pleito, as placas tectônicas já começam a se acomodar no maior colégio eleitoral do país. Guilherme Derrite, deputado federal que ocupa a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, deixou recentemente o PL para filiar-se ao Republicanos. O arranjo teria como objetivo deixar o PL livre para indicar um nome da família Bolsonaro para a disputa da outra vaga ao Senado Federal. Derrite emite sinais de que pode deixar o cargo que ocupa no Governo de Tarcísio de Freitas. Existem algumas miudezas em discussão sobre as motivações de uma eventual afastamento dele do cargo. Como afirmamos, são apenas miudezas - como o excesso de câmaras do subordinado - mas são apenas miudezas. O jogo é mais pesado e a direita sabe de suas prioridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário