pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: João Santana e esposa entram no programa de delação premiada.
Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Editorial: João Santana e esposa entram no programa de delação premiada.



O marqueteiro João Santana e a esposa Mônica Moura entram no programa de delação premiada da PGR. Ambos são publicitários e estiveram diretamente ligados às últimas campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores, logo que o conterrâneo Duda Mendonça foi deletado do posto, já como resultado dos famosas caixa dois. O assunto ocupa um bom espaço no trend do microblog Twitter. Fica ali pelo meio e, se a gurizada deixasse, poderia atingir o top, uma vez que os "coxinhas" estão loucos para verem o Lula preso e eles acreditam que as declarações de João Santana podem contribuir para isso. Até o momento, João Santana só falou o estritamente necessário, comprometendo, se é este o caso, apenas as empreiteiras, que já estão mais sujas do que pau de galinheiro. 

Ninguém pode negar aqui a identidade entre o marqueteiro João Santana e o PT. Como estamos vivendo numa época de muitas ilações, mentiras, boatos e calúnias, chegou a circular pelas redes sociais a informação de que o senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) - logo ele - teria a informação de que a carta de despedida da presidente afastada, Dilma Rousseff, teria sido escrita por João Santana, que se encontra preso. Na época de Lula, o ghost writer do Planalto era Gilberto Carvalho. Não seria nenhuma surpresa que, como uma espécie de assessor direto para os assuntos envolvendo a imagem do governo, Santana pudesse ser ouvido ou requisitado. Não acredito, porém, que a presidente Dilma Rousseff tenha requisitado seus serviços nessas circunstâncias. Isso está nos parecendo mai uma coisa plantada.

Uma das primeiras coisas que os "coxinhas" precisam entender é que, como publicitário, João Santana participou de diversas campanhas políticas, de vários candidatos, de inúmeros partidos, aqui e fora do país. Não nos consta que ele tivesse qualquer identidade ideológica com o Partido dos Trabalhadores. Não se aceita um acordo de delação premiada apenas com o propósito de atenuar as consequências dos ilícitos cometidos pelos acusados. Pelo que informou o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, as cláusulas são bem exigentes. Creio que o marqueteiro João Santana deve abri o jogo sobre a dinâmica e a estrutura dos mecanismos irregulares de financiamento de campanhas políticas. Neste aspecto, ele pode dar uma contribuição muito importante para que sejam aperfeiçoados os instrumentos de fiscalização e controle dos órgãos públicos. Ganha a res publica com esse tipo de delação. 

O resto é torcida e nós não vamos entrar aqui neste mérito. Há problemas com os financiamentos das campanhas do PT? creio que sim e, se a delação premiada de João Santana for, de fato, homologada, ele poderá revelar essas possíveis irregularidades, pelas quais, inclusive, ele já se encontra preso. João está na cadeia em razão de campanhas recentes, realizadas para o Partido dos Trabalhadores, onde suspeita-se que parte dos seus ganhos, depositados no exterior, tenha origem na malversação de recursos públicos envolvendo a estatal Petrobrás, fulcro da Operação Lava Jato. Se isso seria suficiente para prender Lula no dia seguinte - embora seja este o propósito desta engrenagem - aí já estamos diante de uma outra questão. 

Havia a informação de que João Santana e Mônica Moura não estavam bem, o que não seria surpreendente. Esses são momentos difíceis na vida de qualquer cidadão. Segundo dizem, apesar da pressão dos familiares, ele só não entrou antes no programa em razão dos possíveis problemas profissionais que poderia vir a enfrentar. Não há inocentes aqui. Se há irregularidades - como se prevê - os agentes envolvidos conhecem bem a engrenagem. João Santana passaria a ser um ator não confiável para futuro negócios dessa natureza. Com o avanço da legislação sobre o financiamento de campanhas, entretanto, o que se presume é que o expediente do caixa dois seja definitivamente encerrado. Este fato, inclusive, está afastando muita gente boa das próximas eleições municipais previstas para 2016.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário