pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Editorial: A saia-justa de Fernando Henrique Cardoso na entrevista concedida à TV Al Jazzera
Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Editorial: A saia-justa de Fernando Henrique Cardoso na entrevista concedida à TV Al Jazzera




Os adversários do PT estão fazendo a festa pelas redes sociais, depois de mais uma fase da Operação Lava Jato, denominada de Operação Abismo, onde um dos principais envolvidos é um ex-tesoureiro da agremiação, Paulo Ferreira. Por princípio, não defendo quem se envolve em malversação de recursos públicos, mas não deixa de ser interessante essa espécie de investigações ou  indignação "seletiva", uma vez que o nosso ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha(PMDB), pelo números de provas acumulados contra ele, já deveria estar preso, cumprindo pena. Creio que, até o final da tarde, a Operação Abismo deve estar ocupando o primeiro lugar na Trend do microblog twitter, estimulada pelos coxinhas. 

Mas, gostaria de comentar com vocês, hoje, um outro assunto. Trata-se de uma entrevista concedida pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a um repórter da TV Al Jazeera, onde, por mais de uma vez, o jornalista o colocou contra a parede ao tratar de assuntos emblemáticos do país, como o golpe institucional orquestrado contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Esses caras estão sempre se metendo em saias-justas quando precisam se posicionar sobre o tema. Afinal, a manobra urdida contra a presidente afastada Dilma Rousseff, foi movida por interesses políticos e ideológicas, sem base jurídica e liderada por corruptos que convenceram os incautos a acompanhá-los nessa aventura que mergulhou o país num grande impasse institucional, de consequências imprevisíveis, posto que é muito difícil construir algum pacto - mesmo que em defesa da democracia - nessas circunstâncias. 

O danado é que a entrevista da TV Al Jazeera versava exatamente sobre o golpe ocorrido no país, uma vez que a mídia internacional já formou sua opinião a este respeito. Num dado momento, o repórter questionou a "motivação" das pedaladas fiscais, uma vez que perícias realizadas isentavam a presidente dessa responsabilidade. A esse respeito, Fernando Henrique Cardoso saiu-se com o argumento de que a presidente Dilma Rousseff teria cometido uma manipulação do orçamento fiscal. O repórter retomou a conversa observando que, neste caso, ele teria cometido o mesmo equívoco quando governou o país. Um contra-argumento que ficou sem resposta. 

A coisa esquentou mais ainda quando o repórter entrou no mérito do pau de galinheiro dos golpistas, notadamente os nomes do PMDB envolvidos nos rumorosos casos de corrupção da máquina pública. Neste caso, FHC foi até sincero, admitindo que os caros se aproveitaram de um apelo popular - o suposto combate à corrupção - para tomarem o poder. É preciso que se diga, entretanto, que os tucanos fizeram parte dessa engrenagem, apoiando essas urdiduras desde o começo, dando o sinal verde para os peemedebistas e integrando o governo interino. Não é a primeira vez que, quando emparedado, o senhor FHC entra nessas contradições. 

E, assim, de contradição em contradição, de manifestações de repúdio e manifestações de repúdio, de desaprovação e desaprovação, os golpistas vão se segurando - não se sabe até quando - nessa corda bamba. Estão caindo no ridículo por todo o Brasil, quando não partindo para as agressões, como o daquela senhora que foi violentamente agredida por partidários do Deputado Federal Jair Bolsonaro, em Brasília, até recentemente. O lamentável de tudo isso é que chegamos a um estágio de muita intolerância, praticamente polarizando a sociedade entre dois grandes grupos: os golpistas e os legalistas. Infelizmente, essa era uma das possibilidades possíveis.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário