pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: Num único lance, Armando Monteiro, mexe nos dois tabuleiros dos adversários socialistas.
Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O xadrez político das eleições municipais de 2016, no Recife: Num único lance, Armando Monteiro, mexe nos dois tabuleiros dos adversários socialistas.


José Luiz Gomes


Segundo colégio eleitoral do Estado, Jaboatão tornou-se o palco de disputas políticas renhidas, sobretudo quando se está em jogo os projetos majoritários dos atores políticos. Até recentemente, por ocasião da construção de um nome de consenso da aliança entre socialistas (PSB) e tucanos(PSDB), o processo envolveu amplas negociações entre as duas legendas, até a definição do nome de Heraldo Selva(PSB) como cabeça de chapa, e Conceição Nascimento(PSDB) como vice. Pelo que se seguiu, na realidade, foi um "consenso" ainda não muito bem digerido por algumas lideranças tucanas. 

Segundo algumas informações de bastidores, as negociações envolveriam uma possível indicação do nome de Elias Gomes(PSDB) para disputar uma das vagas ao Senado Federal, nas eleições de 2018, na chapa constituída entre tucanos e socialistas, caso a aliança seja mantida. Mesmo assim, seja qual for o resultado do pleito, perder a hegemonia política daquele ninho emplumado não foi um bom negócio, na avaliação dos grãos-tucanos aqui da província, sobretudo por se tratar Jaboatão como um colégio eleitoral estratégico nos projetos nacionais da legenda. 

Uma outra fonte de discórdia foi a divulgação de uma foto onde aparece o candidato do PR, Anderson Ferreira, e o governador do Estado, Paulo Câmara, sugerindo um suposto apoio do chefe do Executivo Estadual ao candidato. Logo em seguida, por pressão dos correligionários da candidatura de Heraldo Selva(PSB), Paulo Câmara tratou de reafirmar seu apoio ao nome do candidato socialista, enfatizando que o Palácio do Campo das Princesas só tem uma candidatura naquela praça. Fica aqui o registro de que o deputado Anderson Ferreira fez todas as gestões possíveis para obter o apoio do Campo das Princesas à sua candidatura. Em vão.

Agora foi a vez do tabuleiro do adversário se mexer, através de uma jogada muito bem ensaiada pelo senador Armando Monteiro, do PTB, possivelmente de olho em sua candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2018, para a qual ele já anda pavimentando a estrada, inclusive em redutos do interior, onde tem visitado as bases. O PTB de Armando Monteiro engaja-se na candidatura de Anderson Ferreira(PR), em Jaboatão, criando alguns embaraços para o PR, que é um partido da base de sustentação tanto de Paulo Câmara quanto de Geraldo Júlio, no Recife. Com o apoio à candidatura da legenda  em Jaboatão, Armando,em tese, poderá, numa única jogada, também interferir na base de apoio ao projeto de reeleição de Geraldo Júlio(PSB), no Recife. 

A questão agora é saber se o PR, depois deste lance do senador Armando Monteiro continuará na base de sustentação de Paulo Câmara e Geraldo Júlio, onde, segundo se sabe, ocupa espaço na máquina. Haveria, de imediato, algum tipo de retaliação? O PR entregaria os cargos e passaria a compor com o grupo político que apoia o nome do João Paulo(PT) à Prefeitura da Cidade do Recife? Como o fato é ainda muito recente, as coxias políticas devem estar fervilhando de negociações entre os atores políticos do PR e do PSB.No xadrez, pode-se dizer que o senador Armando Monteiro fez uma jogada de roque, mexeu com duas pedras, num único movimento,ao mesmo tempo - jogada única no xadrez - para proteger o rei em 2018.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário