pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho: Por enquanto, Raquel Lyra e Anderson Ferreira seguem juntos.
Powered By Blogger

sábado, 30 de outubro de 2021

Tijolinho: Por enquanto, Raquel Lyra e Anderson Ferreira seguem juntos.


Não que haja, no momento, alguma sinalização de que eles poderão quebrar o pacto em torno dos projetos eleitorais objetivando as eleições estaduais de 2022. A princípio, o acordo prevê que um apoiaria o outro, a depender da performance nas pesquisas de intenção de voto. Um tucano pernambucano do bico fino negou que tal acordo estivesse formalizado. Não passaria de especulações em torno do assunto. Havendo ou não este acordo, o fato concreto é que a relação entre ambos está bastante harmonizada, havendo, inclusive, espaço para ambos numa composição. Em última análise, os Ferreira poderiam indicar o candidato ao Senado Federal. Seria uma das possibilidades, embora haja outros pretendentes ao cargo, inclusive bem cotados, como o ex-ministro Armando Monteiro. No momento, a julgar pelo encontro na Livraria Jaqueira, a aliança reuniria o PSDB, o PL,o PSL e Cidadania. Lançaram juntos o Programa Levanta Pernambuco, o que pode ser considerado o ponta-pé da campanha ao Governo do Estado.

Um impasse poderia ser criado, caso se confirme a opção de filiação partidária do presidente Jair Bolsonaro ao PL, o que poderia desmanchar o tabuleiro dos acordos firmados com os tucanos. Neste sentido, o presidente nacional da legenda, Waldemar da Costa Neto,  teria sido procurado pelos irmãos Ferreira para tratar deste assunto. Pelo menos aqui na província, o presidente teria menos problemas com sua filiação ao PP, como também se cogita. Esta agremiação política possui velhos nomes bolsonaristas de carteirinha e mantém uma aliança menos orgânica com os socialistas. Há,igualmente, uma penca de postulantes que apoiariam esta aliança, de olho nas eleições legislativas de 2022, o que poderia ampliar sensivelmente a representação da legenda. O mesmo raciocínio se aplica ao PL, mas, diferentemente do PP, a rigor, não há acordos concretizados - pelo menos não ainda - com os socialistas para as eleições estaduais de 2022.

Por enquanto, Andeson Ferreira(PL-PE) e Raquel Lyra(PSDB-PE) seguem juntos, nas tratativas, visando as próximas eleições, em encontros como este último, ocorrido na Livraria Jaqueira, que reuniu várias lideranças políticas locais e da Princesa do Agreste. A presença de Raquel aqui no Recife pode ser um indicador de que ela percebe a necessidade de metropolitanizar-se, credenciando-se melhor à disputa ao Palácio do Campo das Princesas nas eleições vindouras.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário