pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: As máfias dos combustíveis.
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Editorial: As máfias dos combustíveis.



A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba realiza os ajustes finais para dá início aos trabalhos de apuração e investigações sobre uma suposta máfia dos combustíveis com atuação naquele estado. Parece haver divergências sobre o assunto entre os parlamentares, o que está adiando a indicação de nomes para compor o colegiado. No último domingo, o programa Fantástico, da Rede Globo, repercutiu o trabalho de agentes públicos que cumpriram mandados de buscas e apreensões em empresas, prisões de pessoas ligadas ao crime organizado, algumas dessas operações realizadas em endereços nobres, como a Faria Lima. A operação foi denominada de Carbono Oculto, uma vez que há suspeita de adulteração de combustíveis; sonegação de bilhões aos cofres públicos; além de lavagem escandalosa de dinheiro ilegal. 

Aqui em Pernambuco, até recentemente, em atividade ilícita semelhante, os agentes públicos envolvidos estavam recebendo propinas até em galões de combustíveis. Agora suspeita-se de um outro fato que vem apenas engrossar as maracutaias com recursos públicos envolvendo operações com combustíveis, integrada a participação de agentes públicos, parentes ou laranjas. Assuntos envolvendo operações policiais e o crime organizado não tratamos mais por aqui, mas isso não quer dizer que deixamos de acompanhar esses movimentos. Duas grandes apreensões de pessoas portando grandes quantidades de barras de ouro na região Norte do país, num trabalho exitoso da PRF, indica uma nova rota de contrabando dessa "especiaria", sempre se utilizando do mesmo modus operandi, ou seja, insuspeitas famílias passeando com seus filhos em caminhonetes. 

Num estado vizinho, somente este ano, a PF destruiu grandes plantações de maconha, algumas delas envolvendo ex-agentes públicos, como ex-prefeitos de alguns municípios. Isso deixa de ser uma circunstância furtuita para se constituir num indicador de uma nova rota de cultivo da substância. Acompanho com preocupação o que ocorre no município do Conde, Litoral Sul da Paraíba, que, em razão do pool turístico de João Pessoa, está se transformando num desses balneários controlado por facções, a exemplo de Porto de Galinhas, Pipa, Canoa Quebrada, Jericoacoara, Caucaia, entre outros. Caucaia já entra na lista das 10 cidades mais violentas do país. Uma pena mesmo. Fomos muito felizes em Cumbuco, que tem o melhor passeio de buggy do nosso litoral.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário