pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A sessão da tarde de hoje é com Carlos Lupi na CPMI do INSS.
Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Editorial: A sessão da tarde de hoje é com Carlos Lupi na CPMI do INSS.


Esta semana é uma daquelas que prometem muitas emoções. Um lobby fortíssimo da Oposição em favor do PL da Anistia, incensada pelas últimas mobilizações de rua bolsonarista do 07 de setembro; a continuação e o possível desfecho do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo veredito deve sair na sexta-feira; a presença, na sessão de hoje, dia 08, durante os trabalhos da CPMI do INSS, do ex-Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afastado do cargo depois que estourou o escândalo dos descontos indevidos de recursos dos aposentados. A sessão que ouve o ex-ministro deve começar a partir das 16h:00 horas e se estender, talvez até pela madrugada, como já ocorreu. Em todo caso, teremos uma audiência que promete ser digna de ser tratada como uma daquelas Sessões da Tarde de antigamente, com programações de películas como Os Girassóis da Rússia, Suplício de uma Saudade,  Ensina-me a Viver, Dr. Jivago. 

Carlos Lupi está indo na condição de convidado e, portanto, podemos presumir que ele não teria entrado com algum pedido ao STF para permanecer calado. Vamos torcer que os trabalhos sigam uma linha civilizada, mas a possibilidade de entreveros existe, assim como tem ocorrido com vários ministros de Estado do Governo Lula 3 que comparecem às audiência no Legislativo. O clima entre Governo e Oposição é de azedume completo. Talvez estejamos mais próximos mesmo é de uma Segunda Sem Lei. Em termos de audiência, Carlos Lupi tem outros dois grandes concorrentes: o careca do INSS, já acionado pela CPMI, e um eventual convite ou convocação ao irmão de Lula, o Frei Chico. No último encontro da CPMI o relator Alfredo Gaspar negou que houvesse algum acordo no sentido de blindar quem quer que seja. 

Vamos deixar claro que a pacificação do país não envolve o perdão contra aqueles que tramaram contra as nossas instituições democráticas. Os aventureiros golpistas precisam saber que correm um risco de pagar um ônus pesado ao pensarem sobre o assunto. Este é o entendimento e a pedagogia que orienta os trabalhos da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Há pouco ficamos sabendo que a Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, articula junto aos ministros que integram o Governo e que pertencem - ainda - aos partidos da base, negociações para que eles intercedam contra o PL da Anistia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário