Pelo andar da carruagem política no estado da Paraíba, muita gente precisaria de uma peregrinação por Santigo de Compostela, a exemplo do que pretende fazer o prefeito da capital, Cícero Lucena, que acaba de deixar o PP e ainda não definiu o seu próximo rumo partidário. A perspectiva política de Cícero seria um aval da legenda para concorrer ao Palácio Redenção nas eleições de 2026, preferencialmente sob as bençãos do governador João Azevedo(PSB-PB), que já definiu que o candidato da base, obviamente, será Lucas Ribeiro(PP-PB). O movimento de Cícero Lucena produziu um verdadeiro tsunami na gestão municipal, onde o PP detinha diversos cargos na máquina. Alguns estão entregando esses cargos, outros aguardam a publicação da portaria no Diário Oficial. Talvez até nem desembarquem. Quem sabe sigam o prefeito rumo à nova filiação partidário.
Com capital político em alta, Cícero não encontrará dificuldades em encontrar uma nova legenda, tampouco viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado, desta vez em oposição ao atual governo. PSD e MDB são os eventuais espaços partidários onde ele pode se abrigar, construindo uma aliança em torno das famílias Vital do Rego e Cássio Cunha Lima. A acomodação no MDB torna-se mais simples, uma vez que a prioridade do partido é a reeleição do senador Veneziano Vital do Rego. Junto ao PSD há o problema da articulação de uma eventual pré-candidatura de Pedro Cunha Lima. Até o pai, Cássio Cunha Lima, já disse que estaria disposto a voltar a vida pública para ajudá-lo.
Recentemente, o ex-governador Ricardo Coutinho, durante uma entrevista, afirma a convicção de que falta projetos aos três pré-candidatos que estão na disputa ao Palácio Redenção neste momento. Há também aqueles que acreditam, a exemplo de Adriano Galdino, que essas três pré-candidaturas não passam de balão de ensaios que esvaziam daqui a oito meses, abrindo-se espaço à postulação de outros nomes ao Governo do Estado, inclusive o dele, com o apoio do presidente Lula, já que os demais postulantes, em maior ou menor escala, são bolsonaristas. O mais interessante é que Galdino é filiado ao Republicanos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário