Crédito da Foto: Jornal Grande Bahia
Ele não gosta de ser chamado de "Careca do INSS", mas, a esta altura do campeonato, a sua banca de advogados deve estar mais preocupada em mover ações para relaxar a sua prisão, fato que ocorreu no dia de ontem, 12, em mais uma fase da operação Sem Desconto, da Polícia Federal. Antonio Carlos Camilo Antunes tinha audiência marcada para a próxima segunda-feira, 15, no curso dos trabalhos da CPMI do INSS. Mesmo diante dos novos fatos, o Presidente da Comissão, o senador Carlos Viana, confirmou que a agenda está mantida, informando que a advocacia do Senado Federal já pediu a autorização ao Ministro André Mendonça, do STF, para ouvi-lo. André Fernandes autorizou a sua prisão, atendendo a um pedido da Polícia Federal e, em certa medida, da própria CPMI, que solicitou a prisão preventiva de 21 envolvidos nas fraudes do INSS.
Em tese não haverá problemas em obter tal liberação junto ao STF, mas a situação é bastante complicada, uma vez que ele deve se recusar a responder às perguntas que forem formuladas pelo relator, assim como pelos demais membros daquela comissão. À medida em que a Policia Federal aprofunda as investigações, entende-se melhor o descalabro que representou este escândalo de desvios irregulares dos proventos de aposentados dentro daquela autarquia. Até o nome de milhares de crianças deficientes, possivelmente beneficiárias de algum programa, foram utilizados, de forma abjeta, para o auferimento de vantagens indevidas da quadrilha que meteu a mão no bolso dos vulneráveis, que nunca autorizaram tais descontos intermediados por associações.
São mansões compradas a vista, coleção de carros de luxo, joias e até obras de arte, como quadros do pintor Di Cavalcanti, apreendidos na casa de um advogado considerado suspeito pelas investigações da Polícia Federal. Vamos aguardar o andamento das investigações. Uma pena que o Governo Lula 3 tenha optado, possivelmente antecipando-se aos danos produzidos, por ressarcir os pensionistas e aposentados com recursos do tesouro. Na verdade, era preciso aguardar um pouco mais, embora as ações estejam sendo encetadas, como as apreensões ocorridas no dia de ontem. A assessoria do advogado já informou à PF que as obras de Di Cavalcanti, avaliadas em milhões de reais, são originais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário