pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Lula no New York Times.
Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Editorial: Lula no New York Times.


Repercute bastante o artigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, publicado na edição de domingo, 14, do jornal americano The New York Times. Curiosamente, um grande jornal brasileiro, identificado com a chamada grande mídia conservadora, resolveu antecipar-se a uma eventual reposta do governo americano e, traz, nesta segunda-feira, um artigo em contraposição aos avanços obtidas pela gestão do petista, como, por exemplo, a ampliação da oferta de empregos formais, dentro daqueles espírito de má vontade já conhecido. Sabe-se que Lula está cutucando o diabo com vara curta, assim como o seu amigo venezuelano, Nicolás Maduro. Uma das premissas básicas que devem ser observadas numa querela é a correlação de forças. Se o indivíduo não tem isso claro, a batalha já pode estar perdida. 

No artigo, entre outras coisas, o presidente Lula discorda da posição americana sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como enfatiza que a soberania nacional é inegociável. Estamos vivendo um momento de verdadeira caça às bruxas, algo que talvez se aproximasse, no passado, ao Macarthismo. Eles estão sempre bem-informados sobre aqueles cidadãos que se colocam contra os interesses americanos no mundo, aplicando as sanções inerentes, como a perda de visto, como ocorreu com o médico pernambucano, Ricardo Jorge Vasconcelos, que chegou a comemorar a morte do ativista ultradireitista Charlie Kirk. No Brasil, o historiador Eduardo Bueno, mais conhecido como Peninha, teve seus shows cancelados pela PUC Rio, e a entidade que patrocina o seu podcast já informou que suspendeu o contrato. Tudo em razão de suas colocações acerca do mesmo incidente envolvendo a  morte de Kirk. 

À boca miúda -  para não cancelarem o visto de mais pessoas -  - um colega professor nos relatou durante um curso no período da pandemia que um conhecido cineasta inglês, muito identificado com o Estudos Cultuais e com os movimentos progressistas, chegou a comemorar a morte de Margaret Theatcher num pub. Hoje, ele seria submetido ao crivo das autoridades diplomáticas. Um dos grandes problemas relacionados a essas vulnerabilidades é o surgimento dos "guardas da esquina". Neste fim de semana, alguém filmou um brasileiro, identificado com posições de esquerda, fazendo compras num shopping americano. De pronto, enviou as filmagens para as autoridades americanas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário