pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: João Azevedo, o pêndulo político paraibano.
Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2025

Editorial: João Azevedo, o pêndulo político paraibano.



Somente depois da volta de uma peregrinação por Santiago de Compostela, o prefeito Cícero Lucena deve definir a sua próxima agremiação política e, consequentemente, aliar-se ao conjunto de correligionários com quem deseja disputar o assento no Palácio Redenção, nas eleições de 2026. Cícero rompeu com o PP, o seu partido, depois de divergências em relação ao apoio da legenda ao seu projeto político. O PP deve disputar o Governo do Estado com o apoio do governador João Azevedo, que já afirmou que o nome do grupo para a sua sucessão é o de Lucas Ribeiro(PP-PB). Mesmo rompido com o PP, no entanto, já antecipou que o seu candidato ao Senado Federal pelo estado é João Azevedo. O arco de forças políticas que dá sustentação ao Governo João Azevedo no estado é bastante amplo e sugere-se, em princípio, que João não enfrenta as mesmas dores de cabeça de Lula no Palácio do Planalto com a sua base aliada. É candidato ao Senado Federal pelo PSB, mas referenda o nome de Lucas Ribeiro, do PP, para sucedê-lo. 

Ontem, 13, João Azevedo, acompanhado de Lucas Ribeiro, prestigiou a posse da deputada estadual Cida Ramos(PT-PB) na direção estadual do Partido dos Trabalhadores. Eleito e reeleito governador, com chances de fazer o sucessor e ser eleito para o Senado Federal, João se tornou uma referência ou um pêndulo político que demarca as movimentações políticas no estado, seja a favor, seja como oposição, como já ocorre com o senador Efraim de Mores, do União Brasil, que já lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado, assim como das famílias Vital do Rego e Cássio Cunha Lima, que se movimentam no tabuleiro político local, procurando um melhor posicionamento. 

Em momento anterior, Cida Ramos levantou a hipótese de o PT no estado postular uma candidatura própria, uma vez que já reuniria a expertise política e administrativa para tanto. O mais provável, no entanto, é que a legenda endosse o projeto de João Azevedo, principalmente em razão da importância que as eleições ao Senado Federal assume neste momento, onde é crucial que as forças do campo progressistas reúnam as condições de travar a batalha pela democracia na Casa Alta.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário