pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo.
Powered By Blogger

sábado, 27 de setembro de 2025

Editorial: Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo.


O Ministro do Turismo, Celso Sabino, depois de uma conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resolveu entregar o cargo. Há uma resolução do seu partido, o União Brasil, no sentido de desembarcar do Governo Lula 3, algo que deve ter pesado em sua decisão. A decisão de Sabino, aliás, informa que a resolução é para valer, uma vez que o ministro relutava em entregar o cargo, afirmando, em declarações anteriores, que não eram todos os membros da legenda que haviam tomado a decisão do desembarque. Ao que se sabe, em razão da COP 30, ele permanecerá no cargo por mais alguns dias, algo ajustado com o Planalto. Diante desses novos fatos, ainda ontem começaram as especulações em torno de um substituto de Sabino na pasta do Turismo. 

Nos escaninhos da política, comenta-se que o Presidente Nacional do PSD, Gilberto Kassab, articula-se para indicar alguém da legenda para assumir a pasta. Kassab reclama de uma espécie de subrepresentação do seu partido no Planalto, mas, por outro lado, seu nome hoje está vinculado umbilicalmente às movimentações em torno da composição de nome para disputar as eleições presidenciais de 2026, em oposição ao Planalto, que pode ser Ratinho Junior ou Eduardo Leite, uma vez que Tarcísio de Freitas hoje concentra seus esforços numa reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. Tarcísio encontra enormes dificuldades de costurar algum consenso em torno do seu nome, principalmente junto ao clã Bolsonaro que, na ausência do capitão, prefere uma solução caseira. 

A revista Veja desta semana traz uma matéria sobre os problemas de infraestrutura relacionados à realização da COP30. O esforço é também no campo diplomático, uma vez que muitas delegações desistiram do evento, em razão dos preços abusivos cobrados pela rede hoteleira local. Aliás, os leitores entendam por "rede hoteleira" as opções de locações de forma generalizadas, quando se sabe que muitos moradores de Belém resolveram disponibilizar seus imóveis para aluguel de temporada. Há um caso de um hotel simples, cuja diária cobrada era de R$ 70, 00, que passou a estipular o preço em R$ 6.500. Assim não tem COP30 que aguente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário