pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O rolo compressor pelo projeto de anistia.
Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Editorial: O rolo compressor pelo projeto de anistia.


Até recentemente, emissários do Governo Lula 3 foram, finalmente, recebidos por autoridades do Governo dos Estados Unidos, onde, em diálogo, configurou-se aquilo que já se sabia - e antecipávamos por aqui - que não estamos tratando de tarifas econômicas, mas políticas. Ou seja, estamos diante de um impasse gigantesco, uma vez que o Governo Lula não tem como chegar a um acordo com o presidente Donald Trump, exceto, talvez, se reabilitar um ex-presidente que se encontra na iminência de ser condenado por atos golpistas. Para complicar o cenário já turvo, sem alternativas, Lula amplia os laços de relações com países desafetos geopoliticamente com o Tio Sam, a exemplo da China. 

Por outro lado, dentro e fora do país, os movimentos pela anistia aos implicados nos atos golpistas do 08 de janeiro seguem a todo vapor. As articulações políticas estão se intensificando, desta vez com a adesão de governadores, a exemplo do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Bastante pressionado, há indícios de que as resistências do Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, possam ser demovidas. Trata-se de um projeto que não tem chances de ser aceito pelo STF, mas isso está criando uma situação política bastante desconfortável. Aliás, os brasileiros e brasileiras ouvidos já se manifestaram contra este projeto de anistia, entendendo que haja punição àqueles que atentaram contra as nossas instituições democráticas. 

O que preocupa são essas indisposições entre os Três Poderes da República, diante de uma corda bastante esticada, com eventuais engrosso das manifestações de rua, principalmente depois da eventual condenação dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado. É curioso como as mesmas vovozinhas inocentes que estavam até bem pouco tempo nas portas dos quartéis clamando por intervenções militares, agora estão portando cartazes com pedido de anistia. Este projeto de anistia seria duplamente pernicioso. Em primeiro lugar, é um salvo conduto para novas investidas antidemocráticas. Depois, matreiramente, em seu texto, acena com perdão para atores envolvidos em novas investidas autoritárias. Trata-se de um ovo da serpente em todos os sentidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário