pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Finalmente, o Congresso vota o orçamento nesta semana.
Powered By Blogger

terça-feira, 18 de março de 2025

Editorial: Finalmente, o Congresso vota o orçamento nesta semana.



Não vamos aqui esmiuçar a LOA - Lei Orçamentária Anual - pela ausência de dados mais concretos, mas, por outro, lado, preocupa a ginástica que o Governo Lula 3 vem fazendo em relação ao assunto, diante de um cobertor curto, para atender às necessidade de arranjar recursos para novas políticas sociais e concessões de créditos. A tesoura passaria por programas já consagrados, a exemplo de Minha Casa Minha Vida e do Bolsa Família. O deputado federal pelo Partido Progressistas do Piauí, Júlio Arcoverde, relator, queixa-se dos inúmeros ofícios recebidos do Planalto, o que o contingenciava a convidar os assessores parta fazer os ajustes necessários, consoante as novas diretrizes. O Ministério do Planejamento, por exemplo, segundo notícia do site Poder 360, sugere retirar recursos do Minha Casa Minha Vida e redirecioná-lo para o Vale Gás. 

Na realidade, a rigor, quando propôs a ampliação desse Vale Gás, o Governo não dispunha de recursos para atendê-lo. A prudência recomendaria tirar o pé do acelerador de gastos e  não prometê-lo, mas vá explicar isso a alguns setores do Governo, aliás, o setores mais influentes hoje, com grande ascendência sobre o presidente Lula, que advogam a tese de fertilizar o terreno para as eleições presidenciais de 2026. Ajuste fiscal aqui é palavra proibida. Soa como austericídio. No dia ontem, 17, comentávamos por aqui sobre as avaliações do economista Maílson da Nóbrega, em matéria da revista Veja, onde preconiza a tese que essas concessões de novos créditos irá nos conduzir, na realidade, ao aumento dos índices  inflacionários. E possivelmente endividamento maior da população. Os grifos são nossos. 

Por outro lado, o que se sabe, na realidade, é que a votação estava travada por outros motivos. Mais uma vez em razão da ingerência dos outros Poderes da República em relação à transparência sobre as emendas parlamentares, que se tornou uma queda de braços entre o Legislativo e o Judiciário. Neste meio termo eles voltaram a aprovar um dispositivo que continua não identificando os beneficiários dessas emendas. No último domingo, na jornal Folha de São Paulo, há um imperdível artigo da jornalista Dora Kramer tratando deste assunto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário