pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O imbróglio da segurança púbica no país.
Powered By Blogger

domingo, 23 de março de 2025

Editorial: O imbróglio da segurança púbica no país.


A recente prisão dos envolvidos no latrocínio do ciclista Vitor Medrado, em São Paulo, crime bárbaro, que alcançou repercussão internacional, trouxe um alerta para o agravamento dos problemas relacionados à segurança pública no país. Merecedor do nosso reconhecimento o trabalho desenvolvido pela polícia paulista no desvendamento desse crime e consequentemente prisão dos implicados. Todas as vezes que um crime desta natureza é desvendado, porém, surgem novas vertentes sobre a complexidade de se enfrentar o problema da segurança pública no país. 

No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, salvo melhor juízo em fevereiro, num curto espaço de tempo, estima-se que algo em torno de 800 automóveis foram roubados. Comentando sobre o assunto, as autoridades policiais do estado admitiram que se tratava de uma nova modalidade de atuação do crime organizado, ou seja, a recuperação de carros roubados. Eles mesmo roubavam e depois ofereciam um valor para a devolução do bem, que variava em torno de R$ 3 mil para motos e R$ 30 mil para o SUVs. No caso de São Paulo, descobriu-se que o crime organizada passa a atuar também no "varejo" de roubo de celulares. Existe a suspeita sobre uma senhora, com um apelido engraçado, que estaria fornecendo armas para a atuação desses marginais.

A palavra "imbróglio" é semanticamente fundamental para definirmos a situação da insegurança pública que o país atravessa, sem que se vislumbre uma luz nesta escuridão. Ao lado da inflação, a segurança pública contribui sensivelmente para a queda de popularidade do Governo Lula 3. Lula tem falado sobre o assunto e ampliou o escopo da PEC que será apreciada pelo Congresso, com enormes chances de ser rejeitada, em razão do "climão" que se produziu em torno do assunto. Às vésperas de apresentá-la, como cereja do bolo, declarações infelizes de autoridades públicas. Está complicada a coisa. Este impasse não será resolvido até as eleições de 2026. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário