pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Já temos os nossos aspirantes a Bukele.
Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de março de 2025

Editorial: Já temos os nossos aspirantes a Bukele.



Possivelmente os bolsonaristas não conhecem o criminólogo holandês, Lodewijk Henri Christiaan Hulsman, considerado um dos maiores expoentes  do abolicionismo penal, por considerar que o sistema penal é um problema em si mesmo. Salvo melhor juízo, Hulsman era da área de Psicologia, mas existem outros grandes nomes da Filosofia e da História que se debruçaram sobre o assunto, a exemplo do grande filósofo francês Michel Foucault, mas não é o caso de remontarmos aqui as perspectivas que embasaram as teses desses estudiosos, tampouco citarmos aqui os exemplos cabais da falência do nosso sistema prisional. 

Por outro lado, o elevado grau de milicialização do país, aliado ao grau de comprometimento de nossas instituições de Estado, não nos permitem mais a liberdade de fazermos algumas considerações pontuais. Num outro momento, com base numa entrevista de um delegado federal, invocamos o impasse na segurança pública do país. Algo que não teria solução, segundo ele, em razão do comprometimento dessas instituições. Ontem, durante os debates no STF, a ministra Cármen Lúcia precisou interver durante a fala de um dos advogados, informando-o de que não estava entre as atribuições da ABIN fiscalizar as urnas eleitorais. Mesmo como advogado, ele não se ateve ao tema, pois falou do assunto com naturalidade. O grande problema são essas "naturalizações" ou "banalizações". 

Como já afirmamos em momento anterior, vamos nesse debate sobre segurança pública até as eleições de 2026. Grande parte dos recursos destinados aos programas sociais eleitoreiros deveriam ser carreados para esta área, dada a sua gravidade. Não é bem este o caso. Como a oposição também não tem grande interesse em resolver o problema, já que ele pode ser explorado eleitoralmente, já começam a surgir no horizonte das eleições de 2026 os nossos aspirantes a Naib Bukele, figura controversa, presidente de El Salvador, que vem adotando métodos atrozes na administração carcerária daquele país. Sua notoriedade é tanta que ele chegou a se propor a receber os deportados dos Estados Unidos, tornando-se uma espécie de carcereiro das américas. Ontem, um pré-candidato ao Governo de São Paulo, na hipótese de Tarcísio de Freitas resolver disputar a Presidência da República em 2026, afirmou que o estado está precisando de um Naib Bukele. Fez escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário