pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O PT que não tem rusgas com Maduro.
Powered By Blogger

terça-feira, 18 de março de 2025

Editorial: O PT que não tem rusgas com Maduro.



Existe um PT que não mantém qualquer tipo de rusga com o líder venezuelano, Nikolás Maduro. Ao contrário, quando o presidente Lula ensaiou algumas ponderações críticas sobre o que ocorre naquele país, sofreu o patrulhamento desse grupo, um grupo orgânico da legenda, com maiores afinidades com os movimentos sociais, a exemplo do MST. Esse grupo voltou a exercer uma efetiva ascendência sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, principalmente a partir da refrega de popularidade que o presidente enfrenta neste momento. Diante das contingências adversas, Lula passou a ciscar para dentro, na avaliação de alguns analistas. 

Este grupo esteve presente na cerimônia de posse do novo mandato do presidente venezuelano e, não raro, recebe convites para participar de outras cerimônias oficiais. Maduro chegou a declarar que as rusgas com Lula são coisas do passado, talvez interpretando, a partir desses movimentos de grupos da legenda, que a reconciliação é só uma questão de tempo. E, por falar em MST, o presidente Maduro anunciou que está doando algo em torno de 188 hectares de terra para o movimento, num projeto agrário que está sendo desenvolvido naquela país, com a participação de outros movimentos sociais e até de militares.

Essas terras teriam sido desapropriadas, possivelmente em algum projeto de reforma agrária, e o presidente resolveu doá-las ao MST. No Brasil, o movimento se arregimenta como pode. Nas últimas eleições elegeram vários representantes do grupo para as câmaras municipais. Não conhecemos o projeto proposta pelo líder venezuelano. O que se especula, no entanto, são as eventuais trocas, ou seja, possíveis projetos do Governo do Brasil naquele país, como ocorreu no passado.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário