![]() |
Crédito da foto: Paullo Allmeida\Folha de Pernambuco. |
Um conhecido jornalista político admitiu que o hoje presidente do PSD, Gilberto Kassab, era consultado recorrentemente por ele nos momentos em que se encontrava em apuros em relação ao cenário político nacional. De seu bunker em São Paulo, onde exerce a função de um supersecretário do governador Tarcísio de Freitas, Kassab tem uma leitura privilegiada de todas as quadras políticas brasileira. O jornalista se dizia impressionado como ele conseguia falar, com propriedade, sobre o cenário político em todo o Brasil. Certamente ele conhece bem a conjuntura política pernambucana. Empreendeu todos os esforços para transformar a cerimônia formal de filiação da governadora Raquel Lyra ao partido numa grande festa, com cara de convenção partidária, sinalizando para as próximas eleições estaduais e até para uma eventual candidatura da governadora à Presidência da República, em 2030.
Como não poderia ser diferente, neste introito, habilmente, quando indagado sobre a gestão da ex-tucana ou acerca dos seus escores de avaliação, assim como seus percentuais de votos numa eventual disputa com o prefeito João Campos(PSB-PE), Kassab assegurou que a governadora vira o jogo do favoritismo do atual prefeito até outubro de 2026. Ela está arrumando a casa e agora começa as entregas, o que deve melhorar sensivelmente a sua perfomance de avaliação junto ao eleitorado. Kassab foi confrontado com os números da avaliação da governadora, assim como sobre a sua situação numa eventual disputa com o prefeito João Campos, em 2026, onde ela aparece com 26% das intenções de voto.
E, por falar em tribos políticas, um fato que chamou muito a atenção do jornalismo político do estado foi presença do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, ao avento de filiação da governadora ao PSD. Filiado ao PL, Anderson tem o aval do presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, para disputar o Senado Federal nas próximas eleições de 2026. O sinal verde de Valdemar rachou o PL no estado, onde há uma disputa interna entre Anderson e Gilson Machado, ex-Ministro do Turismo do Governo Bolsonaro. O que mais intriga é que o ex-prefeito já havia desembarcado do Governo Raquel Lyra. Haja chapa para acomodar tantos pretendentes ao Senado Federal no estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário