pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ratinho Júnior como vice de Lula em 2026?
Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de março de 2025

Editorial: Ratinho Júnior como vice de Lula em 2026?



Se vierem a se confirmar as informações da coluna do jornalista Cláudio Humberto, no dia de hoje, 14, onde cogita-se de tratativas avançadas no sentido de fazer do governador do Paraná, Ratinho Junior, o vice dos sonhos em seu projeto de reeleger-se em 2026, observa-se movimentos distintos do líder petista. No governo, como se diz aqui no Nordeste, estaria ciscando para dentro, ou seja, aferrando-se aos seus companheiros mais autênticos ou radicais. Pragmaticamente, de de olho nas eleições presidenciais de 2026, ampliando o flerte com a direita  e o centro do espectro político. No momento, o governador do Paraná é um nome que vem sendo preparado pelo partido como eventual candidato às eleições presidenciais de 2026, conforme enfatiza o presidente da legenda, Gilberto Kassab. Bem avaliado no estado, como índices de 74% de aprovação, em âmbito nacional, ele aparece ainda discretamente nas pesquisas de intenção de voto. 

O movimento de Lula, se confirmado, indica que ele deseja cindir os redutos de direita ou conservadores. É uma jogada de alto risco para o governador paranaense, que sabe que seu eleitorado não aceitaria de bom grado essa guinada. O eleitorado paranaense tem uma rejeição quase natural ao PT, pois foi ali que se realizaram as audiências da Lava Jato, onde algumas lideranças ilustres da legenda foram julgadas por malversação de recursos públicos. Foi divulgada recentemente um pesquisa que aponta o ex-juiz das Lava Jato, Sérgio Moro, como o preferido dos eleitores locais para o Governo do Estado, em 2026, numa demonstração inequívoca da tendência conservadora do estado. Como eles interpretariam essa aliança do governador com o Palácio do Planalto. 

A coluna insinua, ainda, que, nesta conta, imaginem, estaria ajustado o apoio do governador ao projeto de fazer da atual Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, governadora do estado. No arranjo, seria destinado ao atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, a batalha por um espaço na quadra paulista, onde ele já foi muito competitivo no passado. No passado, registre-se.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário