pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República.
Powered By Blogger

domingo, 30 de março de 2025

Editorial: Ronaldo Caiado lança pré-candidatura à Presidência da República.


Sob certos aspectos, as eleições de 2026 já estão nas ruas. Noutros aspectos, dependendo da conjuntura - e também da conveniência - convém manter uma prudente reserva em relação ao assunto. Na semana passada, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, esteve no Recife, onde foi muito festejado. Pouco tempo depois já informou que havia convidado o ex-presidente Jair Bolsonaro para uma conversa na sede do Governo do Paraná. Ratinho Júnior é uma aposta do PSD às eleições presidenciais de 2026. Jair Bolsonaro, apesar de encrencado até a medula, ainda não entregou os pontos. E, mesmo se entregar os pontos - como já tem sido aconselhado - ainda assim continuará sendo um ator político estratégico no campo conservador, que já possui uma penca de nomes postos, diferentemente do chamado campo progressista, que só conta com a reeleição de Lula, que amargar uma reprovação histórica. 

Apenas 26,8% aprovam o seu governo, de acordo com o Instituto Futura Inteligência. Não são escores que recomendaria uma nova candidatura, mas há a aposta em programas de cunho populista que estão saindo do forno e que podem reverter esses números, de acordo com os mais otimistas. Não vamos aqui entrar mais nesse mérito, uma vez que já externamos nossa opinião a este respeito. Na realidade, se Lula deseja mesmo ser reeleito, precisa sanear as contas públicas, conter o processo inflacionário e enfrentar o gravíssimo problema da segurança pública. Não com bravatas, mas com políticas públicas estruturadoras. O problema é muito sério. Passa, inclusive, por uma reestruturação do aparato de segurança dos entes federados. 

Não existe mágica por aqui. E, por falar em segurança pública, hoje, ao lado da inflação os maiores problemas observados pela população brasileira,  o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lança sua pré-candidatura à Presidência da República no próximo dia 05, na Bahia, em meio às divisões e incertezas da legenda. Uma parte do partido defende o apoio ao projeto de reeleição de Lula, enquanto uma outra ala da legenda negocia uma federação com o PP do senador Ciro Nogueira. Nesta ala mais equidistante encontra-se ACM Neto, anfitrião do governador na terra de Jorge Amado. Em princípio, o partido tem assegurado apoio à candidatura. Caiado foi ouvido, inclusive, acerca da federação com o PP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário