pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Gleisi Hoffmann ainda não perdeu o sotaque da militância.
Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de março de 2025

Editorial: Gleisi Hoffmann ainda não perdeu o sotaque da militância.



A nova Ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula 3, a deputada federal Gleisi Hoffmann, depois das polêmicas em torno de sua indicação para o cargo, já se pronunciou sobre o assunto, afirmando que entende bem as novas atribuições do cargo que assumiu recentemente. Uma coisa é a liderança do Governo, outra coisa é a direção partidária e outra, bem diferente, é a articulação política ou institucional do Governo. Mesmo assim, recentemente, ela fez algumas ponderações acerca das crítica de governadores de oposição ao Governo Lula 3. Eis aqui um posicionamento mais afeito ao novo dirigente da legenda, o senador pernambucano Humberto Costa, que também teceu suas considerações acerca dos investimentos que o Governo Lula fez em Minas Gerais. Romeu Zema, de oposição, na realidade, é um mal agradecido. 

Esse terceiro Governo Lula tem sido caracterizado pelos infindáveis tropeços. O próprio Lula, numa infelicidade sem tamanho, argumentou que a teria indicado ao cargo por ela ser bonita e que, assim, evitaria problemas com o pessoal do Centrão. Sua relação com o eleitorado feminino ficou estremecida, num momento em que ele tenta, desesperadamente, recuperar a popularidade perdida. Os dados não são nada alvissareiros. A última pesquisa do DataPoder indica que a sangria de popularidade continua. 

Agora é Gleisi Hoffmann, que faz suas ponderações, algo que poderia ter sido perfeitamente evitado ou não dito por ela, em relação ao lugar de sujeito, para usarmos uma expressão do filósofo francês, Michel Foucault. No cargo, os impulsos da militância partidária precisam ser contidos. Gleisi Parece ter esquecido que os estados tem representantes no parlamento e esses, geralmente, mantém bom trânsito com seus governadores, o que pode dificultar as relações institucionais. Principalmente porque estamos tratando aqui de governadores que fazem oposição ao Governo Lula.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário