pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Descubra as diferentes cidades na cidade de São Paulo
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de março de 2017

Descubra as diferentes cidades na cidade de São Paulo


desigualdade1
Cidadania Cultural, Cineclube e Mídias, Convivência e Paz, Democracia e Participação, Desenvolvimento Econômico Local, Inclusão e Sustentabilidade, Participação Cidadã, Resíduos Sólidos
30 de janeiro de 2017
Observatório Cidadão permite analisar indicadores sociais de diferentes regiões de São Paulo
No Itaim Paulista, a taxa de mulheres internadas por agressão é maior do que, por exemplo, na Vila Mariana. Em Perdizes a taxa de homicídio juvenil é menor do que no Campo Limpo. Essas e outras informações podem ser lidas através dos indicadores reunidos na plataforma do Observatório Cidadão, desenvolvida pela Rede Nossa São Paulo.
Foram elaborados mais de 100 indicadores sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais sobre a cidade de São Paulo e suas 32 subprefeituras, que oferecem um panorama sobre a situação de cada região e permite realizar algumas comparações. Alguns dos dados fazem parte do Mapa da Desigualdade, também realizado pela Rede Nossa SP.  Este revela, por exemplo, que a possibilidade um jovem ser vítima de homicídio no Campo Limpo é 16 vezes maior do que na Vila Mariana. Já entre o distrito de Marsilac e Moema, o risco é 42 vezes maior no primeiro.
O indicador sobre agressão contra a mulher, do Observatório Cidadão, é feito da seguinte maneira: o número de internações de mulheres, entre 20 e 59 anos, causadas por possíveis agressões, dividido pela população total de mulheres nessa faixa etária, então o valor multiplica-se por 10000. Quanto maior o índice, mais agressões às mulheres naquela região. Em 2015, Itaim Paulista apresentou um indicador de 16,83, enquanto Vila Mariana, 0,174.
A mesma lógica segue o indicador sobre homicídios de homens jovens. Porém, a faixa etária analisada aqui é entre 15 e 29 anos. No Campo Limpo, o índice apresentado foi de 10,44, enquanto em Perdizes, 0,779, isso em 2014.
O Observatório traz também indicadores como número de leitos hospitalares, áreas verdes e renda média, dentre diversos outros.
Imagem destacada: Tuca Vieira

(Publicado originalmente no site do Instituto Pólis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário