pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Folha de São Paulo: Campos usa Recife como largada para 2014
Powered By Blogger

domingo, 7 de outubro de 2012

Folha de São Paulo: Campos usa Recife como largada para 2014





FÁBIO GUIBU
DE RECIFE
NATUZA NERY
ENVIADA ESPECIAL A RECIFE

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tenta consolidar sua hegemonia no poder ao escolher um candidato a prefeito de Recife modelado ao seu perfil, o ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio (PSB).
Ao romper com o PT na capital pernambucana, Campos, presidente nacional do PSB, busca independência para uma possível candidatura presidencial em 2014.
Uma vitória de Geraldo Julio ofereceria a base de que o PSB necessita para manter um palanque forte no Estado, após a saída de Campos do governo, daqui a dois anos.
Aliados do governador afirmam que ele não deseja disputar uma vaga no Senado, por não ver possibilidade de, no cargo, ampliar o seu espaço no cenário nacional.
A cúpula petista já considera certa a candidatura de Campos à Presidência. Aliados mais pragmáticos do socialista dizem que tudo depende do grau de envolvimento do Brasil na crise econômica internacional.
O governador nega. Diz que apoia a reeleição da presidente Dilma Rousseff e afirma que o rompimento com o PT é pontual e não afeta a relação nacional entre as siglas.
Antes de romper em Recife, Campos dizia que apoiaria o nome indicado pelo PT à sucessão na cidade. Ao anunciar a candidatura de Julio, alegou que a disputa interna tirou do PT a condição de liderar o processo.
EMPURRÃO
Para levar seu desconhecido candidato à liderança nas pesquisas, o governador atribuiu a ele o gerenciamento de grandes empreendimentos e ações sociais do Estado.
Com o apoio de 14 partidos, 12 minutos na TV e mais dinheiro em caixa que a soma das receitas de seus adversários, a campanha socialista decolou, empurrada pelo slogan "foi Geraldo que fez".
O PSB enviou aos eleitores milhares de cartas de apresentação do seu candidato.
O governador deixou várias vezes seu gabinete em horário de expediente para caminhar ao lado dele. E até gravou mensagem telefônica de apoio a Geraldo Julio.
O PT, que não contou com a presença do ex-presidente Lula no palanque de Humberto Costa, acusou o PSB de casar propaganda com a publicidade oficial do Estado.
O partido pediu há mais de um mês à Justiça a cassação da candidatura de Julio --o juiz eleitoral do caso é cunhado do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.
Nesta semana, o PT entrou com outra ação, pedindo o impedimento do juiz. O Tribunal Regional Eleitoral não tem data para definir o caso.
 
Nota do Editor: Rapaziada, os órgãos de imprensa precisam combinar com Eduardo Campos sobre quando será lançada sua candidatura presidencial. A revista CartaCapital desta semana o apresenta como o grande vencedor das eleições de 2012. A Folha de São Paulo assegura até mesmo que a alta cúpula do PT considera que ele se lançará candidato presidencial já em 2014. A princípio, não foi isso o combinado com o casal Lula/Dilma. O medo que faz é que, diante de tantos incentivos, o "Moleque" dos jardins da Fundação Joaquim Nabuco "queime" a largada, mordido que foi pela "mosca azul".

Nenhum comentário:

Postar um comentário