pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Contexto Político: Afinal, quem é o candidato a governador da Conspiração Macambirense?
Powered By Blogger

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Tijolinho do Contexto Político: Afinal, quem é o candidato a governador da Conspiração Macambirense?


Imagem relacionada


O que denominamos aqui de "Conspiração Macambirense" é o mesmo que os cronistas da política pernambucana se referem como Frente de Oposição, que congrega um conjunto de forças políticas em formação, para disputar o Palácio do Campo das Princesas, nas eleições de 2018, numa queda de braços com o governador Paulo Câmara(PSB). O nome é uma referência - como já informamos - à tradicional Fazenda Macambira, da família Lyra, em Caruaru, que se constitui num verdadeiro termômetro político do Estado. Mais ainda, foi ali, em Caruaru, o palco de eventos importantes da formação dessa frente. Até bem pouco tempo, parecia não haver nenhuma dúvida que essas forças estavam gravitando em torno do nome do senador Armando Monteiro(PTB), como o cabeça de chapa. O que estaria em jogo eram as outras vagas disponíveis, como a vaga de candidato a vice-governador e as duas vagas ao Senado Federal. Embora ele não negue a postulação, passaram a surgir outras possibilidades entre os integrantes desse agrupamento político, hoje recheado de atores políticos em ascendência no cenário pernambucano, como os ministros Bruno Araújo(PSDB)), Mendonça Filho(DEM) e o senador Fernando Bezerra Coelho.

Ontem, por exemplo, no encontro de sua Executiva Estadual, o PSDB reconduziu Durval Lins  para mais um mandato como presidente da legenda no Estado. O encontro no ninho tucano, entretanto, também serviu para o ministro da Cidade, Bruno Araújo, anunciar que está pronto para alçar um voo majoritário nas próximas eleições estaduais, suscitando que, na Frente de Oposição, o nome que concorrerá ao Governo do Estado ainda não prego batido de ponta virada. Ouvido a esse respeito por uma coluna política publicada aqui no Estado, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes(PSDB), afirmou que  Bruno Araújo é candidato sim, mas ao Senado Federal.  Difícil fazer alguma previsão mais concreta sobre este tema - sempre tão delicado - mas, imbuídos de metas de curto prazo - como derrotar o governador Paulo Câmara(PSB) nas próximas eleições - e projetos de poder de longo prazo - como conquistar a Prefeitura da Cidade do Recife nas eleições de 2020, é possível que a vaselina política seja muito bem usada. Em alguns cenários, por exemplo, o nome do ministro da Educação, Mendonça Filho(DEM), aparece como eventual candidato do grupo nas eleições municipais de 2020.

Depois do imbróglio criado com a polêmica decretação da intervenção da Executiva Nacional do PMDB no Diretório Regional da legenda no Estado- determinando uma espécie de dissolução - com o objetivo de retirar o PMDB local do comando do grupo do Deputado Federal Jarbas Vasconcelos e entregá-lo ao senador Fernando Bezerra Coelho, voltou-se a se cogitar sobre a possibilidade de o senador reavaliar sua situação política, quiçá, entabulando novas negociações com os Democratas, cujas negociações estavam bastante avançadas antes desse desfecho. Como todo o final de semana o ministro da Educação está aqui na província, deu-se um encontro entre ele e integrantes do clã dos Coelho, embora sempre tratado como um encontro oficial. A questão que se coloca, por sua vez, é a ambição escancarada do senador em candidatar-se ao Governo do Estado nas próximas eleições, projeto alimentado desde longas datas. Muitos são os chamados e poucos os escolhidos, porém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário