pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Gazeta de Alagoas: Própolis alagoana é aposta da ciência.
Powered By Blogger

domingo, 10 de junho de 2012

Gazeta de Alagoas: Própolis alagoana é aposta da ciência.

CONQUISTA. Estado é certificado como único produtor mundial

PRÓPOLIS ALAGOANA É APOSTA DA CIÊNCIA

Foto: GILBERTO FARIAS

Apicultor retira a própolis vermelha produzida nas colmeias de Alagoas

Foto: GILBERTO FARIAS

Por: FÁTIMA ALMEIDA - REPÓRTER

Produtores, empresários e pesquisadores alagoanos do ramo da apicultura estão em clima de comemoração. O Estado acaba de conquistar a certificação de Indicação Geográfica (IG) da própolis vermelha dos manguezais de Alagoas, reconhecimento oficial de validade internacional que nos confere o status de único produtor, no mundo, dessa própolis de características específicas que vem despertando o interesse científico, inclusive de pessoas de outros países, pela sua potencialidade farmacológica diferenciada.

Não é para menos. A própolis é um dos produtos da apicultura, ramo da zootecnia que atua na criação de abelhas – atividade de fácil manejo e baixo custo de investimento, que movimenta principalmente pequenos produtores e milhares de operárias – abelhas –, que trabalham incansavelmente e gratuitamente, de forma extremamente organizada e sob a liderança de uma rainha, numa comunidade chamada colmeia.

E a própolis vermelha alagoana, por suas propriedades potencializadas para a indústria farmacêutica, cujos valores vêm sendo atestados em pesquisas e experimentos diversos, como substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antifungicidas e até anticancerígenas, tem um bom valor de mercado: o quilo custa até R$ 500, deixando muito para trás a própolis verde de Minas Gerais, que até pouco tempo era considerada a top de linha do mercado das própolis no Brasil.
Leia mais na versão impressa

Nenhum comentário:

Postar um comentário