pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Diretor da SABESP faz revelação assustadora: Saim de São Paulo
Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Diretor da SABESP faz revelação assustadora: Saim de São Paulo

Paulo Massato, engenheiro e diretor da Sabesp há 10 anos, deu uma declaração espantosamente sincera em áudio que vazou para a imprensa. Ele é a única pessoa a contar a verdade sobre o caos que se avizinha em São Paulo

sabesp crise água paulo massato
Numa reunião da diretoria da Sabesp do ano passado, cujo áudio vazou, Paulo Massato deu sua declaração mais sincera sobre o caos que se avizinha em São Paulo
Kiko Nogueira, DCM
O diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato Yoshimoto, é um espécie de grilo falante de uma empresa cheia de segredos. Foi ele quem admitiu, nesta semana, a adoção de um rodízio “muito drástico” na região metropolitana e a formulação dos dois dias com água para cinco dias sem.
Esta seria a solução “no limite”. No ritmo atual, o volume disponível para captação no Sistema Cantareira deve se esgotar em março e a terceira cota de 41 bilhões de litros do volume morto termina em maio.
Massato está há cerca de dez anos nesse cargo (entrou na Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, Emplasa, em 1975). Foi assessor de um irmão de Alberto Goldman, ex-governador. Entre 1996 e 2003, segundo o site da estatal, gerenciou “programas de redução e controle de perdas, entre outras coisas”.
Em fevereiro, falou publicamente em racionamento para em seguida recuar, sob o argumento de que seria prejudicial aos mais pobres. Três meses depois, na CPI na Câmara Municipal, advertiu os presentes de que, se a crise piorasse, iria distribuir água com uma canequinha.
Massato é um quadro importante na companhia. Foi cotado para suceder a presidente Dilma Pena, que saiu em dezembro. Perdeu a corrida para Jerson Kelman.
Numa reunião da diretoria da Sabesp do ano passado, cujo áudio vazou, ele deu sua declaração mais sincera sobre o caos que se avizinha em São Paulo.
“Essa é uma agonia, uma preocupação”, começou. “Alguém brincou aqui, mas é uma brincadeira séria. Vamos dar férias. Saiam de São Paulo porque aqui não tem água, não vai ter água para banho, para limpeza da casa, quem puder compra garrafa, água mineral. Quem não puder, vai tomar banho na casa da mãe lá em Santos, Ubatuba, Águas de São Pedro, sei lá, aqui não vai ter”.
Com seus atos falhos, Paulo Massato é, provavelmente, a única pessoa a contar a verdade nessa tragicomédia. A questão é que sua fidelidade ao governo é maior do que o dever de atender a necessidade da população. Mas algo sempre escapa.
Vídeo:
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook
(Publicado originalmente no site Pragmatismo Político)

Nenhum comentário:

Postar um comentário