pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho do Jolugue: Roberto Mangabeira Unger reassume Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Tijolinho do Jolugue: Roberto Mangabeira Unger reassume Secretaria de Assuntos Estratégicos.




Recentemente, o ministro Miguel do Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência, um dos mais esquerdistas do Governo Dilma, foi vaiado num evento organizado pela UNE, por uma trupe de jovens ligados ao PSOL. O ministro negou que estivesse em curso, nesse segundo mandato da presidente Dilma, uma reforma de corte neo-liberal, com comprometimento dos programas sociais. Quando saiu sua nomeação, em substituição a Gilberto Carvalho - o então homem forte de Lula no Planalto - Rossetto foi festejado como um espécie de reserva moral na composição do ministério de Dilma Rousseff, diante de tantos nomes pouco expressivos ou estreitamente vinculados às forças conservadoras. 

Agora vem a notícia de que o economista Marcelo Néri deverá ser substituído na Secretaria de Assuntos Estratégicos. Em seu lugar, assume o polêmico professor Roberto Mangabeira Unger​. Adjunto, Marcelo Néri foi conduzido à titularidade com a saída do titular da pasta. Uma das maiores autoridades brasileiras no estudo da Nova Classe "C", sua indicação agradou a muitos setores. Reúne competência técnica com comprometimento político. Assim como não se sabe porque Mangabeira foi convidado a voltar aquela secretaria com status de ministério, também não se sabe as razões pelas quais Néri foi afastado do cargo. Trata-se de mais um arranjo político que exige um certo contorcionismo para entendê-lo. Já faz algum tempo que não se sabe mais o que são os projetos estratégicos do Governo Dilma, salvo uma tentativa de evitar as manobras da oposição no sentido de apeá-la do cargo.

Confesso nossa surpresa com a saída de Marcelo Néri, a quem acompanhamos de perto, sobretudo em relação aos estudos sobre a nova classe média que, aliás, até então, era um assunto de natureza estratégica. Deixou de ser? Seria essa a razão da saída de Néri do ministério? Com sua saída, o Governo Dilma perde um excelente quadro, que deverá voltar à sala de aula na Fundação Getúlio Vargas.  

Apesar de  uma admiração pessoal e identificação com algumas posições de Roberto Mangabeira Unger, um doce para quem decifrá-lo politicamente. Pelo andar da carruagem política, entretanto, a essa altura do campeonato, esse não parece ser um critério que entra no julgamento da presidente Dilma Rousseff​. É muito difícil entender o que está se passando nos bastidores político do Planalto. Mangabeira mantém uma ponte entre o Planalto e a Universidade de Harvard, onde orgulha-se de ter sido professor aos 24 anos de idade. Já esteve identificado politicamente com Ciro Gomes, Leonel Brizola, Lula, Dilma. Em ralação a Lula, chegou a propor uma cruzada para derrubá-lo, taxando-o como o Governo mais corrupto da história da República. Logo em seguida, estava compondo o seu Governo. Ainda um dia, quando a nossa modesta inteligência permitir, vou entender essa jogada do futuro ministro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário