pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho Real: Afinal, houve ou não houve a agressão de Roberto Freire(PPS) à deputada Jandira Feghali(PCdoB)?
Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Tijolinho Real: Afinal, houve ou não houve a agressão de Roberto Freire(PPS) à deputada Jandira Feghali(PCdoB)?





Na década de 80, o então combativo "comunista" Roberto Freire era tido como uma grande referência da esquerda pernambucana. Quando começaram as articulações em torno da fundação do PT no Estado, um dos argumentos em contrário era exatamente aquele que informava existir grandes lideranças de esquerda na província, uma espécie de mercado político inflacionado no campo esquerdista. Alguns anos depois, veio a queda do Muro de Berlim e os partidos comunistas iniciaram um agonizante processo de decomposição ideológica, culminando com essas siglas de ocasião, alinhavada com grupos de centro-direita, muito distante dos princípios que abraçaram no passado. O PPS é um bom exemplo do que estamos falando, mas isso se aplica à quase totalidade dos partidos que se identificavam com a experiência do socialismo real, a exemplo do PCdoB. São raras e honrosas as exceções. 

O enredo é surrealista e, como grand finale, estamos a um passo da fusão entre os neo-socialistas do PSB e o PPS, mesmo sob os protestos de  Roberto Amaral​, um dos últimos autênticos socialistas, ainda da época do Dr. Miguel Arraes. Talvez por isso, o professor Clóvis de Barros Filho, da USP, no Curso de Ciência Política, seja tão enfático ao afirmar que a ideologia não se constitui um critério seguro para se definir um partido político. O PT foi criado no Estado, Roberto Freire mudou seu domicílio eleitoral para São Paulo, articulou-se com os tucanos e sobrevive até hoje, seja como "conselheiro" de alguma empresa estatal, seja como deputado eleito com os votos do tucanato paulista. O que mais nos surpreendeu em Roberto Freire não foi nem essa guinada à direita, digamos assim, mas uma reportagem do jornalista Sebastião Neri, onde ele põe em dúvida toda a trajetória política do deputado, mesmo à época em que ele se apresentava como um combativo militante anti-ditadura militar. 

A matéria foi escrita por Neri, mas, no nosso perfil do microblog Twitter, ele soltou os cachorros contra mim. Não era para menos. Deve ter ficado enfurecido quando alguém teve a ousadia de desconstruir a sua biografia política. Tenho acompanhado, aqui pelas redes sociais,  alguns comentários de pessoas que foram ligadas ao deputado Roberto Freire. É preciso ter muito cuidado antes de se fazer uma acusação dessa natureza, embora muita gente vá apenas na "onda', movidos pelos mais diferentes motivos, inclusive de gênero. Pelo exposto, não tenho nenhum motivo para defender o deputado Roberto Freire. Mas, por outro lado, as imagens não corroboram com a tese de agressão. Talvez mais tarde, assistindo algum vídeo da tumultuada sessão possamos até mudar de ideia sobre o assunto. Há um momento em que ele segura o braço da deputada Jandira Feghali​, mas Freire argumentou que ela tentou interrompê-lo. Infeliz mesmo foi a declaração do deputado dos democratas, em defesa de Roberto Freire. Esta sim merecedora de nosso repúdio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário