pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Tijolinho Real: Vassoura ungida por mil reais. Quem vai?
Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tijolinho Real: Vassoura ungida por mil reais. Quem vai?

 


Não costumo me envolver com essa temática religiosa por dois motivos muito simples. Primeiro, pelo respeito devido a quem professa qualquer fé ou se identifica com alguma denominação religiosa. E, depois, pela capacidade de tolerância que conseguimos construir pelos anos de existência. Respeito e tolerância são duas palavrinhas mágicas que devem orientar nossas condutas em muitos assuntos polêmicos, inclusive em assuntos religiosos. Sou católico apostólico romano e sigo o Papa Francisco, sobretudo agora que ele resolveu ser "comunista" e está canonizando os clérigos insurgentes contra a Casa Grande, a exemplo de Dom Oscar Romero​, arcebispo de San Salvador assassinado por grupos paramilitares, e está a caminho de canonizar também o eterno arcebispo de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara. Quando de nossas incursões às comunidades quilombolas de São Lourenço, em Goiana, está na programação dos alun@s uma visita aos terreiros de catimbó, liderado por Dona Irene. Outro dia, esta senhora confidenciou para mim que resiste o quanto pode ao assédio das seitas neopentecostais já existentes na localidade. Não tenho nada contra, como já afirmei, em relação aos neopentecostais, mas, não raro, eles extrapolam os limites do bom-senso. Outro dia observamos que a Igreja Universal estava montando uma espécie de milícia, com treinamento militar e tudo mais. Um desses pastores chegou a sugerir que os irmãos doassem o dinheiro do aluguel à igreja. Agora vieram as vassouras ungidas, adquiridas pela modesta quantia de R$ 1.000,00. Se há uma coisa que admiramos nessa gente é o incrível poder de convencimento. Como alguém pode pagar mil reais por uma vassoura?Não é à toa que eles prometem cura até para homossexuais. Se a moda pega, certamente os fabricantes de vassouras vão escapar da crise econômica.

2 comentários:


  1. Tende muito cuidado para que ninguém vos escravize a vãs e enganosas filosofias, que se baseiam nas tradições humanas e na falsa religiosidade deste mundo, e não em Cristo.

    ResponderExcluir

  2. Tende muito cuidado para que ninguém vos escravize a vãs e enganosas filosofias, que se baseiam nas tradições humanas e na falsa religiosidade deste mundo, e não em Cristo.

    ResponderExcluir