pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO: Confraternização do PTB: Conspiração Macambirense em curso.
Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Confraternização do PTB: Conspiração Macambirense em curso.



Até recentemente, o PTB realizou no Recife a sua confraternização de final de ano. Até aqui nenhuma novidade, uma vez que o senador Armando Monteiro(PTB), todos anos, reúne seus correligionários para esta festa. Normalmente, são reuniões ecléticas, com a presença de colunistas de política, blogueiros, jornalistas, profissionais de outras áreas e, naturalmente, políticos. Este ano, porém, a festa trouxe alguns ingredientes novos, como a  presença de atores políticos diretamente ligados a uma nova correlação de forças em formação no Estado, de olho nas eleições majoritárias de 2018, já denominada aqui por nós de Conspiração Macambirense, numa referência a um primeiro encontro do grupo, na Fazenda Macambira, em Caruaru, um termômetro político do Estado. A fazenda pertence á família Lyra.

Por aquela festa transitaram alguns atores políticos ligados ao DEM, da velha e nova geração, como o ex-governador Roberto Magalhães e a Deputada Estadual Priscila Krause, ao PSDB e ao PT, cuja tendência, hoje, é formar uma composição de forças para se contrapor ao projeto de reeleição do senhor Paulo Câmara, do PSB. Eles já entenderam que uma composição com o Palácio do Campo das Princesas, onde haja a possibilidade de contemporização desses inúmeros interesses é pouco provável. O Palácio do Campo das Princesas, por outro lado, parece já ter entendido o recado e trata de estreitar os seus laços com aliados históricos, como o PMDB de Jarbas Vasconcelos, que recentemente indicou para a Secretaria de Desenvolvimento do Estado o economista Fernando Dueire. Pela presença de alguns atores políticos entre os convivas, pode-se medir a encrenca eleitoral que o senhor Paulo Câmara terá que enfrentar nas eleições de 2018. Estiveram presentes o prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira(PR) e o pai da prefeita eleita de Caruaru, João Lyra(PSDB). Caruaru e Jaboatão dos Guararapes são dois colégios eleitorais importantes no Estado. 

Os palacianos costumam enfatizar que ganharam as eleições em Petrolina, uma das cidades do chamado triângulo das bermudas, dada a sua importância na definição das eleições do Estado. Fazem isso como uma forma de "compensar" as derrotas em colégios eleitorais como Caruaru. Não é bem assim. Quem, de fato, ganhou em Petrolina foi o senador Fernando Bezerra Coelho(PSB), cujos interesses políticos não convergem, necessariamente, com o dos ocupantes do Palácio do Campo das Princesas. Soma-se a esses fatos, alguns ingredientes políticos - e de gestão - que devem pesar bastante na opção de votos dos eleitores pernambucanos nas eleições de 2018, como a nevrálgica questão da segurança pública e o agravamento dos problemas econômicos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário