pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Bolsonaro está acuado.
Powered By Blogger

sábado, 30 de novembro de 2024

Editorial: Bolsonaro está acuado.


As recentes declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro indicam que ele se encontra psicologicamente abalado com o indiciamento recente, onde é acusado de integrar um grupo de militares e civis que tentariam um golpe de Estado no país. Anistia se tornou a palavra de ordem entre os bolsonaristas, desde os apenas simpatizantes até os mais radicais. É curioso este comportamento, uma vez que, a despeito das fartas evidências, ninguém assume abertamente que esteve envolvido no epicentro de um plano que previa um golpe de Estado seguido do assassinato de autoridades da república. 

Até recentemente líamos que um integrante da tropa de forças especiais, também conhecida como Kids Pretos, informou que estava disposto a falar. Em princípio, sugere-se apenas uma maneira de minimizar as eventuais consequências dos seus atos, recebendo algum benefício da justiça. Possivelmente uma estratégia de defesa encetada por seus advogados. O ex-presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, está apelando para todo mundo. Já sinalizou até para Lula e Alexandre de Moraes em favor de que eles passem uma borracha em tudo o que ocorreu, anistiem os implicados e vamos festejar o Natal em família.

Ah, se as coisas pudessem funcionar desta forma. Em 1979 decretou-se uma anistia ampla, geral e irrestrita em relação aos envolvidos no golpe civil-militar de 1964. Deu no que deu, uma vez que os dispositivos continuaram armados. Se não houver punição rigorosa, eles voltam a ser acionados. E não basta essa punição exemplar, o mínimo que a sociedade brasileira deseja neste momento. Depois, é preciso fazer uma varredura no sentido de encontrar tais dispositivos e desarmá-los. Já dou aqui uma dica à Polícia Federal e ao Governo Lula3: um deles, talvez o mais perigoso, fica em Goiânia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário