pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Cid Gomes rompe com o governador Elmano de Freitas no Ceará.
Powered By Blogger

domingo, 17 de novembro de 2024

Editorial: Cid Gomes rompe com o governador Elmano de Freitas no Ceará.



O senador Cid Gomes(PSB-CE) anunciou que está se desligando do projeto do PT no Ceará. Rompe com o governador Elmano de Freitas antes mesmo do início da gestão de Evandro Leitão, que ele ajudou a eleger. Cid Gomes já comunicou sua decisão ao Ministro da Educação, Camilo Santana, hoje o principal líder político da terra de Patativa do Assaré. Cumprida essas formalidades de praxe, agora vamos aos escaninhos que determinaram essa decisão do senador. 

Há algum tempo que as forças do campo progressista não se entendem muito bem no estado. Nesta última eleição municipal, por exemplo, o PDT de Ciro Gomes esteve em palanque próprio, disputando a capital do estado contra o PT, a quem considerava um mal de igual proporção ao bolsonarismo. A radicalidade de Ciro Gomes em relação ao PT se tornou tão evidente, que ocorreu um movimento de integrantes das legenda pedetista no sentido de pedir seu desligamento do partido. 

O projeto de Cid Gomes em continuar no palanque das forças progressistas do estado produziu ruídos em sua relação com o irmão Ciro, ao ponto de romperem politicamente. Difícil afirmar que a decisão de sair do projeto de Elmano de Freitas vai significar, necessariamente, uma nova reaproximação entre ambos. Há um poço até aqui de mágoas e ingredientes ruidosos. Sugere-se, em princípio, que haveria alguns acordos entre o seu partido, o PSB, e o grupo ligado ao governador Elmano de Freitas. Esses acordos não estariam sendo cumpridos, daí sua decisão de deixar o projeto. O PT quer controlar tudo, queixou-se o socialista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário