pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Um "ponto" nevrálgico a ser pensado sobre a segurança pública em Pernambuco.
Powered By Blogger

terça-feira, 26 de novembro de 2024

Editorial: Um "ponto" nevrálgico a ser pensado sobre a segurança pública em Pernambuco.

 


As estatísticas indicam um incremento da insegurança pública em estados da região Nordeste, onde se sugere a possibilidade de o crime organizado estar consolidando a sua atuação, em razão de alguns fatores, entre os quais a eventual facilidade de novas rotas de operacionalização. Alguns estados da região, a exemplo de Pernambuco, Bahia e Ceará já se configuram entre os mais violentos do país. Em Pernambuco, devido à implantação de algumas medidas na área de segurança pública, os indicadores de MVLI (Mortes violentas letais intencionais) estariam em decréscimo, o que se traduz como um dado alentador, indicando, quem sabe, que as políticas públicas desenvolvidas na área estão no caminho certo,  

A segurança pública está ficando muito ruim no país, principalmente quando se percebe uma desarticulação total entre a União e os entes federados. Na Bahia, por exemplo, os assaltos ocorrem na orla da Barra, junto ao Farol, antes espaços aparentemente seguros. Já não se pode incluir a praia de Itapuã, das canções de Vinícius de Moraes, no roteiro de um visitante ao estado, tampouco o bairro boêmio de Rio Vermelho, onde há várias referências do escritor Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai. O dique do Tororó tornou-se, segundo uma matéria recente, num ponto de vendas de drogas.  

No Ceará, além de pontos turísticos sabidamente inseguros como o Dragão do Mar, por exemplo, praias paradisíacas como a de Cumbuco, no município de Caucaia, que possui o melhor passeio de Buggy do país, fica fora do roteiro do turista minimamente informado. O município está completamente dominado por facções do crime organizado. São curiosas essas movimentações em torno da segurança pública no país. Enquanto o Governo Federal convoca os entes federados para apresentar o SUSP - Sistema Único de Segurança Pública - governadores da região sul\sudeste criam um consórcio para tomarem medidas em conjunto sobre o assunto, preferencialmente sem a participação do Governo. Isso não pode dá muito certo. 

Um fato grave ocorreu no dia de ontem, 26, quando a Polícia Rodoviária Federal, que o Ministério da Justiça pretende transformar em Polícia Ostensiva, apreendeu, no Norte de Goiás, num inocente caminhão de mudanças,  52 kilos de pasta de cocaína e um fuzil .50, de altíssimo poder de fogo, capaz de derrubar aeronaves. Destino? Pernambuco. Em segurança pública, alguns indicadores são suficientes para acender a luz vermelha. Este indicador é um deles. Se o Recife era apenas uma rota ou destino final, dá a dimensão do enraizamento ou o poder de fogo do crime organizado no estado. Não é brincadeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário