pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: A chapa "quente" que a direita está montando em São Paulo.
Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Editorial: A chapa "quente" que a direita está montando em São Paulo.



Em 2026, a eleição para o Senado Federal será o grande embate que deverá ser travado pelas forças do campo progressista e as forças de direita ou de extrema direita. Ninguém gosta de ser tratado de extremistas, mas é disso mesmo que estamos falando. Desde as últimas eleições municipais, o campo conservador trabalha com a hipótese de se fortalecer em sua representação no Senado Federal, por razões bem conhecidas. Hegemônicos naquela Casa, eles pretendem criar a musculatura necessária para encetar a cruzada contra algumas decisões ou ingerências que eles consideram demasiadas do Poder Judiciário no Legislativo. 

A essa altura do campeonato, seus estrategistas estão de olho no mapa do país, vendo suas possibilidades em todos os estados da federação. Recentemente, acompanhamos uma entrevista com o senador Ciro Nogueira, Presidente Nacional do Progressistas. Ciro é um nome fiel ao bolsonarismo. Foi Chefe da Casa Civil durante o seu governo. O senador falou sobre os arranjos que estão sendo montados em relação às eleições de 2026, em São Paulo, contando com a possibilidade de uma candidatura à reeleição do atual governador, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, onde se prevê uma eventual migração do atual Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, para o Progressistas, partido pelo qual se candidataria a uma das vagas ao Senado Federal. A outra vaga ficaria para o representante do clã Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro. 

O que poderia mudar este planejamento seria uma eventual candidatura de Tarcísio de Freitas à Presidência da República ainda em 2026. Até recentemente o STF precisou intervir na nevrálgica questão da segurança pública naquele estado da Federação, impondo algumas regras sobre o uso das câmaras pelos policiais em serviço, depois do cometimento de indesejáveis abusos de autoridade. Neste período, a cabeça do secretário chegou a ser pedida por alguns segmentos de direitos humanos. Nunca apostamos nenhum centavo em tal possibilidade, tanto é que não aconteceu. Há muita coisa em jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário