pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Governadores do Nordeste saem em defesa do decreto que estabelece diretrizes para ações policiais.
Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Editorial: Governadores do Nordeste saem em defesa do decreto que estabelece diretrizes para ações policiais.



Havia uma expectativa de que tal atitude pudesse ocorrer, mas, nesses tempos bicudos - onde já se especula sobre uma oposição petista ao Governo Lula3 - a incerteza é a tônica do jogo. Não deixa de ser bem vinda a iniciativa dos governadores do Nordeste em lançarem um manifesto em defesa do decreto do Governo Federal, através do Ministério da Justiça, que determina as diretrizes sobre as ações policiais no país. O decreto se impõe como algo absolutamente necessário, diante do quadro de descalabro das ações policiais pelo país afora. Depois da pavorosa cena da ponte, passou a circular nas redes sociais uma abordagem de integrantes da Polícia Militar Paulista onde há um evidente excesso. Três policiais interpelam uma mulher desarmada, em sua residência e, do nada, um dos policiais dá um soco nesta mulher, levando-a a um desmaio.

É contra esses abusos que se insurge o Ministério da Justiça. A reação dos governadores de oposição, como estamos comentando por aqui em alguns momentos, já seria esperada, uma vez que eles não estão mais preocupados com o palanque político do que com a resolução do problema. Se a solução emanar do Governo Federal, muito pior. Há uma indisposição latente com todas as diretrizes que surgem do Ministério da Justiça. Eles já estão prevendo ações junto ao STF para não se submeterem a essas diretrizes, assim como acionar a Bancada da Bala para barrá-lo.  Nenhuma surpresa se o ministro Ricardo Lewandowski for novamente convocado, quando já disse, na última ocasião em que esteve na Casa, que sua pasta está inteiramente aberta aos convites dos parlamentares. 

No finalzinho do ano, o prefeito do Recife, João Campos, tratou de aparar as últimas arestas com o Partido dos Trabalhadores, confirmando nomes na máquina, além de manter uma conversa com a cúpula dirigente do grêmio partidário no estado. Por outro, salvo melhor juízo, jornalistas já estavam cobrando um posicionamento da governadora Raquel Lyra sobre este tal decreto do Ministério da Justiça. A resposta foi dada com este manifesto de apoio, onde ela aparece bem posicionada na foto. Na foto e na sua articulação orgânica com o Governo Lula3. Tá fogo esse palanque governista no estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário