pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: O estado de saúde de Lula.
Powered By Blogger

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Editorial: O estado de saúde de Lula.

 


Sempre que uma autoridade pública é internada, submetida a algum procedimento cirúrgico, as especulações em torno do assunto são inevitáveis. Não poderia ser diferente me relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, ontem, segunda-feira, foi internado às pressas, sentido fortes dores de cabeça, segundo boletins médicos, decorrentes de uma hemorragia intracraniana. O presidente se submeteu a uma cirurgia com o propósito de realizar uma drenagem do sangue. Agora há pouco líamos o boletim médico emitido pelo Hospital Sírio Libanês, informando que o seu estado de saúde é estável. Assume a Presidência da República, na ausência do titular, o vice-presidente Geraldo Alckmin. É isso o que se sabe no momento. 

O quadro de saúde de Lula hoje é decorrente, provavelmente, da queda que ele sofreu há alguns meses, enquanto tomava banho, no Palácio do Planalto. As circunstâncias da queda, sim, ficaram muito mal explicadas, produzindo todo tipo de especulação ou ruídos em torno do assunto à época. As últimas movimentações ou gestos do morubixaba petista indicam que ele será o candidato das forças progressistas às eleições presidenciais de 2026. O quadro de saúde geral do presidente Lula, segundo os médicos que o acompanham, é muito bom, embora acidentes de percurso, como esta queda, por exemplo, possam fazer grande diferença. 

Sobretudo nesses momentos bicudos que o país atravessa, é uma temeridade contar com apenas uma grande liderança do campo progressista e republicano para travar o bom combate contra os assédios recorrentes da extrema direita. Eles possuem uma penca de nomes habilitando-se aos próximos pleitos presidenciais, enquanto do lado de cá, apenas Lula se apresenta como alternativa para enfrentá-los. Haddad, que no passado apresentou-se como alternativa, hoje se encontra enredado pelos problemas econômicos, quase sem chances de encontrar uma saída. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário