pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Fraudes nos programas sociais do Governo.
Powered By Blogger

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Editorial: Fraudes nos programas sociais do Governo.



Numa entrevista recente à CNN, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social do Governo Lula, Wellington Dias, confirmou que já teria sido verificado, somente neste ano, algo em torno de 3,7 milhões em fraudes ocorridas em relação ao pagamento dos benefícios sociais do Governo, principalmente o Bolsa Família. Salvo melhor juízo, o governo teria admitido recentemente que também não há como estabelecer um controle absoluto sobre o que os beneficiários fazem com os recursos recebidos, numa alusão ao problema dos jogos de apostas, onde foi constatado outro gravíssimo problema. A fraude no recebimento do Bolsa Família está relacionada a pagamentos a beneficiários indevidos - pois recebem renda acima do teto previsto - ou a adulteração de CPF. 

O próprio governo deve saber que trabalha com alguma margem de irregularidades há um bom tempo. A questão aqui é minimizá-la, sobretudo nesses tempos bicudos, onde as contingências das finanças públicas impõem um rigor necessário, para que não se cometa injustiças em relação àqueles cidadãos e cidadãs que realmente precisam do benefício. Aliás, segundo noticiou-se, O ministro Wellington Dias foi um dos quais entraram em rota de colisão com a proposta de ajuste fiscal, que previa cortes substantivos em sua pasta. Wellington Dias ocupa uma pasta estratégica para o Governo Lula3. Ela define o balizamento ou norte das políticas públicas do Estado neste momento. 

E, por falar em políticas públicas, o nosso ministro Fernando Haddad anda às turras, num fogo cruzado entre oposição e governo. Aliás, poderíamos acrescentar aqui também o mercado, insatisfeito e de mal humor em relação ao pacote fiscal que foi apresentado. Neste momento, ninguém gostaria de estar na pele do Ministro da Fazenda. Mesmo com o morubixaba convalescendo, Haddad o procurou para pedir ajuda junto à tramitação do pacote no Legislativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário