pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Com o morubixaba doente, equipe de Lula entra em campo para destravar emendas e aprovar pacote.
Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Editorial: Com o morubixaba doente, equipe de Lula entra em campo para destravar emendas e aprovar pacote.



Foram escalados para a missão, Alexandre Padilha, Rui Costa e Fernando Haddad. Geraldo Alckmin, o vice, assume um papel mais discreto, bem ao seu estilo. Como as negociações estão relativamente avançadas - antes dos problemas de saúde Lula já havia negociado com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco -  a expectativa é que vamos chegar a bom termo, naturalmente, antes das próximas jogadas desse jogo sensivelmente frágil. Ainda ontem líamos que as conversações em torno da reforma ministerial deverá ficar mesmo para fevereiro. Lula permanece internado. 

Essa relação do Governo Lula3 com o Legislativo é o que em Ciência Política é tratado como uma relação de equilíbrio instável. Vamos neste diapasão sabe-se lá até quando, sob trancos e barrancos, até o próximo azedume, acomodando-se aqui, acomodando-se ali. Comenta-se nos escaninhos que as gestões estão em estágio avançado no sentido de um eventual apoio do partido ao nome de Rodrigo Pacheco ao Governo de Minas Gerais, mesmo sabendo-se que será dureza derrotar o candidato do governador Romeu Zema. Outra opção seria uma indicação para o STF, o que seria menos traumático. 

Em relação a Lira, quem sabe, um assento na Esplanada dos Ministérios. De preferência no Ministério da Saúde, aquele que possui a maior verba, como passou a ser especulado. A cobiça do Centrão por este ministério vem de longas datas. Alguns nomes já foram sugeridos, inclusive uma mulher, quando o governo alegou que era preciso manter a representação feminina na Esplanada. Com esses novos arranjos, não sabemos se o Governo Lula3 irá manter esse jogo equilibrado. Depende de tantas variáveis... algumas delas absolutamente fora do seu controle.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário