pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Pesquisa do PoderData indica queda de popularidade de Lula também entre católicos.
Powered By Blogger

domingo, 22 de dezembro de 2024

Editorial: Pesquisa do PoderData indica queda de popularidade de Lula também entre católicos.



Por inúmeras razões, os evangélicos ganharam os holofotes da mídia, das pesquisas acadêmicas e não acadêmicas. Nos últimos meses, bons livros foram lançados tratando deste fenômeno. Antes era apenas o crescimento desses grupos que motivavam essas pesquisas. Hoje, esses trabalhos abordam várias nuances, inclusive o da associação, em princípio inusitada, de alguns desses grupos neopentecostais aos milicianos e o crime organizado. Uma bíblia numa mão e um fuzil na outra. Em sua maioria são pessoas de poder aquisitivo baixo, residem em favelas, tornando-se presa fácil às narrativas discursivas inerentes à extrema direita. O petismo já perdeu o diálogo com esse grupo faz algum tempo. Nas eleições presidenciais de 2022 eles já eram refratários ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Recuperar este apoio é uma tarefa espinhosa, uma vez que eles já estão com a cabeça feita. Se fizermos uma pesquisa mais apurada, apontando quem são os pobres de direita, não surpreenderia que um contingente expressivo fosse igualmente evangélico. Lula entrou numa fase que a gente torce que se reverta, mas está se tornando cada vez mais complicada. Libera as emendas, os caras "desidratam" o pacote, produzindo ônus em suas expectativas iniciais, deixando de lado os supersalários; sugere mudanças pontuais no BPC, produzindo um tsunami em sua base política mais renhida, onde até mesmo parlamentares da legenda se recusaram a apoiar as mudanças; paga o preço altíssimo de se indispor com o Judiciário, Poder ao qual recorria nas horas de apuros. Não vamos aqui nem entrar no mérito de segmentos da mídia e do mercado, da cisma com os militares, para não deixar o cenário ainda mais turvo. 

A extrema direita católica vem se fortalecendo desde algum tempo e, a rigor, talvez eles tenham até mesmo uma participação mais orgânica no fortalecimento desses grupos no país. Vale aqui a referência àquele padre arrolado nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado de 08 de janeiro. Num contexto como o que nós estamos vivendo, portanto, não surpreende uma pesquisa realizada pelo PoderData onde o Instituto aponta uma queda sensível do apoio dos católicos ao Governo Lula3. Caiu de 59%, no início de 2024,  para 44% neste último mês do ano.  Aguarda-se uma reforma ministerial e uma amplo programa de reestruturação na comunicação institucional. Será suficiente para reverter esta situação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário