pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Vamos conhecer o Beco da Fome?
Powered By Blogger

sábado, 21 de dezembro de 2024

Editorial: Vamos conhecer o Beco da Fome?



O Recife conheceu um Secretário de Obras que, de fato, conhecia o Recife na palma da mão. Escreveu até um livro tratando somente deste assunto. Fiel escudeiro, João Braga desejou o beneplácito de Jarbas Vasconcelos para torna-se prefeito do Recife, mas Jarbas tinha outros planos, construído em torno de suas pretensões de se tornar governador do Estado de Pernambuco, o que implicou em alianças, onde se previa um projeto de poder de longo prazo, contemporizando os atores nela envolvidos. João Braga não estava nesses planos. Mesmo assim candidatou-se e, num desses debates com o candidato apoiado por Jarbas, afirmou com sua autoridade que, se soltasse o indivíduo no Largo Dona Regina ele não saberia mais voltar para o centro da cidade. 

Recife tem vários nomes de ruas interessantes - que já se tornaram elementos de inspiração para poemas de um Manuel Bandeira  e outros grandes poetas pernambucanos - e alguns becos com nomes estranhos, como o Beco do Veado, Beco da Facada e o Beco da Fome, muito citado por este editor, quando desejamos estabelecer um contrapondo com o PIB da Faria Lima. Com a humidade de quem reconhece em João Braga um dos grandes conhecedores da cidade, humildemente informamos que conhecemos todos esses becos. O Beco da Facada fica ali numa transversal da Estrada do Arraial,  nas proximidades do Hospital Agamenon Magalhães. O Beco do Veado fica fica nas imediações da rua do Livramento, um beco estratégico, que conduz ao Mercado de São José, outrora repleto de ambulantes, oferecendo todo tipo de muamba e serviços como o de amolador de alicates de unha.   

Como o centro do Recife anda meio que abandonado hoje, não garantimos a mesma afluência de público de outrora no local. Há até a figura de veado indicando a entrada para o beco. Ninguém sabe informar até hoje quem o colocou ali. Sobre este Beco do Veado há um fato interessante. Quando o escritor francês Albert Comus esteve no Recife se apaixonou pelo Pátio de São Pedro e teria transitado pelo beco. O Beco da Fome é bem central, Fica entre as Ruas Sete de Setembro e a Rua do Hospício. Ali se concentram alguns quiosques que servem comida a preços módicos, de forma rápida e, quase sempre, sem as condições mínimas de higiene. Não precisa grande esforço para concluir porque ele recebeu este nome. Com isso, esperamos ter atendido a curiosidade dos leitores que acionaram o blog para mais informações sobre este Beco da Fome. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário