pub-5238575981085443 CONTEXTO POLÍTICO. : Editorial: Uma desidratação que pode ser entendida com outro nome.
Powered By Blogger

sábado, 21 de dezembro de 2024

Editorial: Uma desidratação que pode ser entendida com outro nome.


No dia de hoje, 21, um dos veículos de informação andou calculando os valores que o Governo pode perder em termos de economia depois da desidratação produzida no Pacote Fiscal pela Câmara dos Deputados. São valores nada desprezíveis, sobretudo se considerarmos as circunstâncias das contas públicas neste momento. Não queremos aqui assumir a condição de oráculo do caos, mas as coisas estão bastante difíceis. Não apenas o mercado, setores da mídia, mas, igualmente os novos companheiros, aliados possivelmente à oposição no Legislativo, agiram deliberadamente para promover uma desidratação que pode ser entendida, em última análise, como um boicote ao pacote proposto pelo Ministro Fernando Haddad. 

Assim fica muito difícil, uma vez que o governo entregou o que podia e o que não podia,  correndo o risco até de se indispor com o STF em nome da aprovação do pacote. O Governo Lula cumpriu sua parte nesta temerária agenda de governabilidade. Os caras pegaram os seus quinhões, ou emendas, e promoveram os ajustes no pacote, consoante, provavelmente, ao lobby de setores que poderiam ser penalizados. Asseguro aos senhores que este lobby não foi promovido pelos pobres que recebem o benefício do BPC, mas, provavelmente por aqueles beneficiários dos supersalários, que não desejam pagar o pato ou dar sua cota de sacrifício.

O Governo Lula3 precisava aprovar este pacote a todo custo. Nunca houve consenso em torno dessas medidas. O grau de desarticulação é tão gritante que integrantes da base mais orgânica se posicionaram contra algumas medidas, a exemplo de gente do PSOL e até do PT.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário